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BNCC pra ontem #02 DCN’s e PCN’s

Você sabe a diferença entre os DCN’s e PCN’s? Um dos pontos que você precisa estar atento com relação à BNCC é na diferenciação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Vamos entender para quê cada um deles serve, suas diferenças e como a base nacional está ligada a eles.

DCN’s e PCN’s: características gerais

Para que você consiga entender com maior facilidade, é preciso ter em mente que os PCN’s emergiram em meados dos anos 90 como documentos que trazem o que é necessário para a construção da educação básica em termos de conhecimento por área.

Ou seja, os parâmetros são um referencial que foram pensados a fim de orientar os currículos inseridos no sistema de ensino. Atualmente, esses parâmetros estão em desuso.

As DCN’s, no entanto, são fruto de uma resolução do Conselho Nacional de Educação que apontam direcionamentos para as construções curriculares que envolvem a educação básica como um todo, incluindo as diversas modalidades, etapas e níveis.

É importante ter em mente, que as DCN’s surgiram no final de 2010.

Em 2017, surge então a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vai traduzir a construção da aprendizagem do educando dentro das etapas e modalidades da educação básica.

Com a figura da BNCC, há uma construção mais ampla no sentido do que o educando, de fato, constrói em cada etapa e percurso formativo entendido na sua construção, tendo a educação básica como elemento fundante da educação nacional.

Considere o seguinte exemplo:

Se o educando está na educação infantil (0 -1 ano), então há na BNCC as construções de aprendizagens, competências necessárias para essa criança que está na primeira etapa da educação básica?

A resposta é sim. Na BNCC é possível vislumbrar o coletivo de aprendizagens e competências que vão fundamentar todo o percurso de aprendizado dos educandos.

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