NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

Como a inter-relação dos Campos de Experiência potencializa a educação infantil? Saiba mais sobre o Eu, o Outro, o Nós, da BNCC

A BNCC estabelece 5 Campos de Experiência para a educação infantil, os quais representam uma nova abordagem dos objetivos de aprendizagem. Essas propostas curriculares têm como objetivo orientar as escolas, priorizando o desenvolvimento das competências individuais dos alunos, em vez de simplesmente transmitir conteúdos.

 

Isso implica em convidar os educadores a adotarem uma nova perspectiva sobre a Educação e seu significado.


Assista uma aula, aqui dos Pedagógicos, completa, sobre a etapa da educação infantil com o professor Guilherme Augusto

 

Mas o que exatamente significa esse Campo de Experiência? De acordo com a BNCC, é fundamental proporcionar oportunidades para que as crianças tenham contato com diferentes grupos sociais e culturais. Através dessas experiências, elas podem ampliar sua percepção de si mesmas e dos outros, valorizando não apenas sua própria identidade, mas também as diferenças existentes.

 

Trata-se da construção da identidade do aluno, do desenvolvimento de relações interpessoais, do respeito próprio e coletivo, reconhecendo que somos seres humanos e sociais.

 

Visto que vivemos em sociedade, é essencial aprender a respeitar o outro e a compreender que existem diferentes formas de ser. Isso reflete o entendimento de que a vida é construída a partir de relacionamentos e interações, o que deve ser trabalhado e estimulado em sala de aula desde a mais tenra idade. Dessa forma, os alunos terão uma base interna sólida, pautada pelo respeito aos direitos humanos e às diferenças.

Você pode gostar também: as 10 competências gerais da BNCC

Esse processo envolve reconhecer que pertencemos a grupos sociais e que devemos conviver harmoniosamente na sociedade, respeitando as diferenças e interagindo em grupo.

Esses conceitos podem ser trabalhados de várias maneiras, não se limitando a uma disciplina específica, mas sim através de abordagens lúdicas e da interação entre os alunos e os objetos de aprendizagem.

Questão de Prova:

Na educação infantil, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados por faixa etária. É correto afirmar que, de acordo com a BNCC, um dos campos de experiência da educação infantil é denominado:

a. conhecer, expressar e explorar.
b. brincar, conviver e participar.
c. traços, sons, cores e formas.

Você sabe a resposta?

A convivência com manifestações artísticas, culturais e científicas na instituição escolar proporciona às crianças experiências diversificadas de expressão e linguagens, como artes visuais, música, teatro, dança e audiovisual. Elas têm a oportunidade de criar suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria coletiva e individual através de diferentes meios. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento do senso estético e crítico, do conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade. Na Educação Infantil, é importante promover a participação das crianças na produção, manifestação e apreciação artística, para estimular a sensibilidade, criatividade e expressão pessoal, permitindo que elas se apropriem da cultura e potencializem suas singularidades ao ampliar seus repertórios e interpretar suas experiências artísticas.

Dessa maneira, a resposta certa é a letra ‘C’: traços, sons, cores e formas!

O desenvolvimento dos Campos de Experiência da BNCC é uma tarefa diária que deve ser realizada de forma lúdica, visando formar alunos que compreendam que somos seres sociais e que vivemos em uma sociedade na qual o respeito às diferenças é fundamental.

Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Concursos
  • Notícia concurso
  • Notícias
  • Notícias de concursos para professor
  • Últimas notícias
  • Uncategorized
    •   Back
    • LDB
    • Legislação Educacional
    • LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Atualizada - passo a passo
    • Materiais
    • Avaliação Educacional
    • Estudo SEDF
    • PNE
    • BNCC
    • Dicas d'Os Pedagógicos
    • Educação Física
    • Alfabetização e letramento
    • Bases Psicológicas
    • Abordagens Didático-pedagógicas
    • À frente da Banca
    • Autores da Educação e Tendências Pedagógicas
    • Conteúdo Educação
    • Português
    • Atualidades
    • Mentoria
    • Gramática
    • Conhecimentos
    • Interpretação de texto
    • Técnicas de estudo
    • LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
    • Currículo em movimento
    • Leadership
    • Pós Graduação
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    •   Back
    • Semed Manaus
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Norte
    • Centro-Oeste
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Concurso SEE PB
    •   Back
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    •   Back
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEC BA
    •   Back
    • Sedu ES
    •   Back
    • Seduc GO
    •   Back
    • SEDUC MT
    •   Back
    • Seduc PA
    •   Back
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEE MG
    •   Back
    • SEE PE

Fique por dentro das nossas aulas gratuitas