O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta quarta-feira (30/10) que o governo federal planeja lançar um concurso nacional unificado para professores.
A declaração foi feita em Fortaleza, durante a Semana Ceará: Centro Global da Educação, em meio ao Encontro do G20.
Segundo o líder da pasta, a proposta deve ser oficialmente apresentada pelo presidente da República, Lula, em novembro.
“Agora, em novembro, o presidente Lula deverá apresentar uma série de medidas, um dos pontos é um concurso nacional unificado para professores no Brasil. Claro que isso vai depender da adesão das redes. Um dos pontos é a sociedade reconhecer a importância da valorização dos professores. Essa é uma discussão no mundo inteiro”, informou.
Para que a proposta se concretize, será necessário o apoio dos estados e municípios, que são responsáveis pelo pagamento dos salários dos docentes.
O secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, enfatizou que essa iniciativa trará benefícios financeiros para os entes federativos.
“Estados e municípios vão economizar muitos recursos com essa estratégia. As prefeituras deixarão de gastar na elaboração de seleções para profissionais, além de contar com a expertise do MEC para a seleção dos profissionais”, afirmou.
Concurso Nacional Unificado para professores
Confira a análise dos professores Carlinhos Costa e William Dornela a respeito do assunto:
Prepare-se com Os Pedagógicos
Estude para os concursos educação com o melhor time de professores do Brasil.
O Pedagógicos Play é a maior e melhor plataforma de aulas para concursos de educação, centralizando tudo o que você precisa para estudar de forma eficiente em um único lugar.
Veja o que você encontra no Pedagógicos Play:
- Módulos organizados por disciplinas
- Editais linkados
- Série das bancas
- Simulados variados
- Suporte
- Acesso a todos os cursos dos Pedagógicos
- Acesso completo aos novos cursos de Mapas Mentais