No dia 21 de março, o Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário sobre a Prova Nacional Docente (PND), destacando a importância da adesão das redes de ensino até 17 de abril, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
O secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, ressaltou a relevância da adesão das redes de ensino à iniciativa. As adesões podem ser feitas até 17 de abril, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Grisa destacou ainda que, após a adesão, as redes terão autonomia para decidir como a PND será utilizada em seus processos seletivos, podendo ser classificatória, eliminatória ou complementar às provas tradicionais. Ele também esclareceu que a PND não é uma certificação, mas sim uma forma de facilitar o ingresso nas redes, seguindo a matriz do Enade para Licenciaturas.
Os editais devem ser cadastrados até 25 de junho, e as provas organizadas pelo Inep acontecerão em outubro de 2025, com resultados em dezembro.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a relevância histórica da PND, que se tornará anual, e mencionou que cerca de 250 mil licenciados poderão participar, oferecendo grandes oportunidades para os futuros docentes. A prova deverá ser aplicada em cerca de 700 municípios.
A PND tem como objetivo incentivar a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores nas redes públicas de ensino.
A Prova Nacional Docente poderá ser utilizada como etapa única ou complementar nos processos seletivos para contratação de docentes.
Essa ação faz parte do Programa Mais Professores, lançado pelo governo em 14 de janeiro de 2025, com o intuito de fortalecer a educação pública no país.
Concurso Nacional Unificado professores: cronologia de eventos
26 de março de 2025: MEC lança guia prático
21 de março de 2025: o Ministério da Educação (MEC) realizou um webinário para detalhar a Prova Nacional Docente (PND). No encontro foi informado que a PND deve ser aplicada em cerca de 700 municípios, e que os resultados da PND terão validade de três anos.
13 de março de 2025: o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísicio Teixeira (INEP), Manuel Palacios, confirmou no dia 13 de março de 2025, que o concurso nacional unificado para professores da rede pública, conhecido como Prova Nacional Docente, será realizado em outubro deste ano.
Durante sua participação no Encontro Anual Educação Já, em São Paulo, ele também informou que as inscrições começam em junho, com a divulgação das notas prevista para dezembro.
12 de fevereiro de 2025: edital de adesão à PND
12 de fevereiro de 2025: MEC publica portaria detalhando a PND
A Portaria que regulamenta a Prova Nacional Docente (PND) e o edital de adesão à PND foram publicados no dia 12 de fevereiro de 2025 no Diário Oficial da União.
14 de janeiro de 2025: programa Mais Professores é lançado
O governo federal lançou no dia 14 de janeiro de 2025 o programa Mais Professores, que visa valorizar e qualificar os profissionais da educação. O programa é dividido em cinco eixos, sendo um deles dedicado à seleção para o ingresso na docência.
Segundo informações divulgadas no site do programa, a Prova Nacional Docente será realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Em entrevista ao Canal Gov, o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, explicou as vantagens da implementação da Prova Nacional Docente.
“A gente verificou no Ministério que muitos municípios e muitos estados têm dificuldades de realizar concursos públicos, é muito difícil de ser contratado, são provas muito específicas para você realizar. Então, é uma demanda dos municípios para que a seleção tenha um apoio do Ministério da Educação. Então, o Ministério da Educação vai lançar essa Prova Nacional Docente, os municípios e estados por adesão vão poder ingressar nessa prova, participar dessa prova para que ela seja uma parte ou a parte completa dos seus concursos efetivos ou temporários”, disse.
30 de outubro de 2024: concurso é anunciado
No dia 30 de outubro de 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo federal planejava lançar um concurso nacional unificado para professores.
A declaração foi feita em Fortaleza, durante a Semana Ceará: Centro Global da Educação, em meio ao Encontro do G20.
Concurso Nacional Unificado professores: entenda a Prova Nacional Docentes
Segundo o site do Mais Professores, a Prova Nacional Docente (PND) é um exame promovido pelo Ministério da Educação com o objetivo de facilitar a contratação de professores. As redes de ensino têm a opção de utilizar os resultados da PND em seus processos seletivos, podendo adotar a pontuação de forma classificatória, eliminatória ou como complemento à prova prática. Após aderirem à prova, as redes de ensino publicam seus editais, especificando o uso da nota da PND. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova e pela disponibilização dos resultados para os candidatos e as redes participantes.
Quem pode participar da Prova Nacional Docente?
Poderão participar da PND estudantes de licenciatura e profissionais formados em licenciatura ou com licença pedagógica.
Quem aplicará a Prova Nacional Docente?
A aplicação da Prova Nacional Docente será realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) seguindo a matriz do Enade das Licenciaturas.
Quando ocorrerá a Prova Nacional Docente?
A previsão é que a primeira edição da PND aconteça no segundo semestre de 2025.
Concurso Nacional Unificado professores: etapas
As etapas do processo da PND são:
1- Adesão: as redes de ensino interessadas devem formalizar a adesão por meio do Simec.
2- Questionário: no momento da adesão, os entes devem completar um questionário informando as previsões de realização de processos seletivos para professores da educação básica em suas redes.
3- Termo de adesão: após preencher o questionário, os entes precisam ler e assinar o termo de adesão ao programa.
4- Cadastro do edital de seleção: a PND não substitui o processo seletivo das redes de ensino. Estados e municípios devem publicar seus próprios editais, destacando que utilizarão a nota da PND como parte do processo seletivo.
5- Abertura das inscrições para a PND: o Inep será responsável pela abertura das inscrições para a PND e pela divulgação das redes de ensino que aderiram ao uso da prova. Os candidatos terão de se inscrever na PND, mas essa inscrição não substitui a inscrição nos processos seletivos dos entes.
6- Realização da prova
7- Divulgação dos resultados: após a aplicação da prova, o Inep divulgará os resultados tanto para os candidatos quanto para as redes de ensino que aderiram ao processo.
Concurso Nacional Unificado para professores: cronograma
Confira abaixo o cronograma da PND:
Publicação do edital de adesão pelo MEC | 12 de fevereiro de 2025 |
Período de adesão no Simec | 12 de fevereiro a 17 de abril de 2025 |
Cadastro do edital de seleção pelos entes federativos | 1º de março a 25 de junho de 2025 |
Inscrições para a PND | 30 de junho a 11 de julho de 2025 |
Realização da PND | Novembro de 2025 |
Concurso Nacional Unificado para professores: áreas de conhecimentos
As provas abrangerão 17 licenciaturas, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento:
- Artes Visuais
- Biologia
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras (Português)
- Letras (Português e Espanhol)
- Letras (Inglês)
- Matemática
- Pedagogia
- Química
Concurso Nacional Unificado para professores: confira quem já confirmou interesse em participar
- Prefeitura Municipal de São Paulo
- SEED AP
- SEDUC MA
- SEC BA
- SEE AC
- SEED PR para possibilidades futuras
Concurso Nacional Unificado para professores
Governo confirma concurso unificado anual para professores
MEC anuncia concurso Nacional Unificado para professores
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para o concurso Nacional Unificado Professores com o melhor time de professores do Brasil.