NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

Prova Nacional Docente: Matrizes de referências dos cursos de Licenciaturas publicadas

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28/05) as 17 portarias que definem a Matriz de Referência do Componente de Formação Geral Docente, válida a partir da edição de 2025, tanto para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas quanto para a Prova Nacional Docente (PND).

De acordo com os documentos, tanto o Enade Licenciaturas quanto a PND serão compostos por dois eixos principais:

  • Formação Geral Docente: comum a todas as licenciaturas;
  • Componente Específico: voltado à área de atuação do curso.

No componente de Formação Geral Docente, a prova do Enade será formada por 30 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva.

A questão discursiva abordará situações-problema e estudos de caso relacionados aos objetos de conhecimento da área. Além do conteúdo, também serão avaliados aspectos como:

  • clareza e coerência na exposição das ideias;
  • coesão textual;
  • uso adequado de estratégias argumentativas;
  • vocabulário e gramática em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa.

Já o componente específico de cada curso contará com 50 questões de múltipla escolha.

Confira as portarias na íntegra aqui!

Prova Nacional Docente: análise das mudanças na PND

Confira a análise das mudanças na PND com os professores Carlinhos Costa e William Dornela.

Prova Nacional Docente: Formação Geral Docente

A prova do Enade Licenciaturas, no componente de Formação Geral Docente, tomará como referencial os seguintes objetos de conhecimento:

  • Filosofia da educação
  • História da educação
  • Sociologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Teorias pedagógicas
  • Didática e metodologias de ensino
  • Teorias e práticas de currículo
  • Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira
  • Metodologia de pesquisa em educação e ensino
  • Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas
  • Letramento científico
  • Educação especial e inclusiva
  • Libras, cultura e identidade surda
  • Identidade e especificidades do trabalho docente
  • Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem
  • Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos
  • Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar
  • Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político-pedagógicos
  • Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais
  • Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas
  • Educação, inclusão e direitos humanos
  • Educação socioambiental
  • Educação para as relações de gênero e sexualidade; e
  • Educação para as relações étnico-raciais.

Prova Nacional Docente: componentes específicos

Artes Visuais

A prova do Enade Licenciaturas e da Prova Nacional Docente, no componente específico, tomará como referencial o processo de ensino e aprendizagem de artes visuais, articulando aspectos teórico-práticos do ensino com os seguintes objetos de conhecimento:

  • Artes visuais e produções artísticas contemporâneas
  • Arte indígena contemporânea e saberes dos povos indígenas
  • Saberes e arte de matrizes afro-brasileiras e quilombolas
  • Manifestações culturais e artísticas de diferentes etnias, classes, gêneros, sexualidades, religiões, escolaridades e/ou faixas etárias
  • Artes visuais e política (artivismo)
  • Patrimônio e políticas públicas (preservação, conservação e difusão)
  • Histórias das artes e culturas visuais (narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas)
  • Relação entre artes visuais e questões socioambientais
  • Arte como trabalho e como produção cultural (sistema das artes e ação cultural)
  • Processos de criação do artista/professor/pesquisador
  • Fundamentos da linguagem visual e suas abordagens
  • Materiais, técnicas e procedimentos da prática artística no ensino de artes visuais
  • Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos do ensino de artes visuais
  • Processos avaliativos no ensino de artes visuais
  • Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de artes visuais
  • Processos de análise de imagem, percepção e experiência estética
  • Artes visuais, curadoria e mediação em espaços formais e não formais
  • Tecnologias da informação e comunicação no ensino de artes visuais
  • Legislação e políticas públicas para o ensino de artes visuais
  • Relações entre arte, ciência e tecnologias na formação do professor/pesquisador de artes visuais
  • Artes visuais e educação especial e inclusiva

Ciências Biológicas

  • Aprendizagem de Ciências e Biologia
  • Ensino de Ciências e Biologia
  • História, filosofia e sociologia no ensino de Ciências e Biologia
  • Bioquímica e biofísica
  • Microbiologia, imunologia e parasitologia
  • Biologia celular e do desenvolvimento
  • Genética e biotecnologia
  • Evolução
  • Zoologia
  • Botânica
  • Ecologia e biodiversidade
  • Diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão no ensino de Ciências e Biologia
  • Educação ambiental
  • Ser humano e saúde
  • Bioestatística
  • Biogeografia e paleontologia
  • Bioética
  • Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de Ciências e Biologia
  • Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de Ciências e Biologia
  • Etnobiologia no ensino de Ciências e Biologia
  • Currículo no ensino de Ciências e de Biologia

Ciências Sociais

  • Teorias clássicas da antropologia
  • Teorias clássicas da ciência política
  • Teorias clássicas da sociologia
  • Teorias contemporâneas da antropologia
  • Teorias contemporâneas da ciência política
  • Teorias contemporâneas da sociologia
  • Temáticas contemporâneas das ciências sociais
  • Ciências Sociais do Brasil
  • Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais
  • Didática e metodologias do ensino de ciências sociais
  • Ensino das ciências sociais na educação básica no Brasil
  • Educação nas ciências sociais
  • Epistemologias decoloniais

Computação

  • Algoritmos e estruturas de dados
  • Engenharia de software
  • Interação homem-computador
  • Ética, computador e sociedade
  • Organização e arquitetura de computadores
  • Sistemas operacionais
  • Lógica e matemática discreta
  • Fundamentos e técnicas de programação
  • Paradigmas de linguagens de programação
  • Redes de computadores
  • Inteligência artificial
  • Bancos de dados
  • Tecnologias de ensino a distância
  • Teoria, metodologia e prática do ensino de computação
  • Tecnologias da informação e comunicação para educação
  • Informática na educação
  • Robótica educacional
  • Pensamento computacional
  • Produção de materiais didáticos digitais

Educação Física

  • Dimensões históricas e filosóficas da Educação Física
  • Dimensões sociológicas e antropológicas da Educação Física
  • Dimensões morfofuncionais do movimento humano
  • Desenvolvimento humano e aprendizagem motora
  • Regulamentações e normatizações na Educação Física escolar
  • Educação Física escolar na área de linguagens
  • Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  • Educação Física nas etapas e modalidades da educação básica
  • Manifestações da Educação Física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura
  • Concepções teórico-metodológicas da Educação Física escolar
  • Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física escolar
  • Prática educativa e dimensões do conhecimento na Educação Física escolar
  • Avaliação na Educação Física escolar
  • Educação Física escolar inclusiva
  • Educação Física, qualidade de vida e saúde
  • Pesquisa em Educação Física
  • Educação Física escolar na contemporaneidade
  • Tecnologias e inovação em Educação Física escolar

Filosofia

  • Cosmogonias e cosmologias
  • Epistemologias
  • Estética e filosofia da arte
  • Ética
  • Filosofia da educação
  • Filosofia da linguagem
  • Filosofia da mente
  • Filosofia das ciências
  • Filosofia das religiões
  • Filosofia decolonial
  • Filosofia do ensino de filosofia
  • Filosofia e questões de gênero
  • Filosofia e racionalidades
  • Filosofia política
  • História da filosofia
  • Lógica
  • Metafísicas e ontologias
  • Metodologia e didática do ensino de filosofia
  • Mitologias e razão mítica
  • Pensamento filosófico no Brasil

Física

  • Física clássica: mecânica, fluidos, termodinâmica, eletromagnetismo, ondulatória e ótica
  • Física moderna e contemporânea
  • Práticas experimentais e o ensino de física
  • Dimensões histórica, sociológica e epistemológica e o ensino de física
  • Políticas educacionais e o ensino de física
  • Organização didático-curricular para o ensino de física
  • Teorias de aprendizagem e o ensino de física
  • Abordagens metodológicas para o ensino de física
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de física

Geografia

  • Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico
  • Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias geográficas de espaço, de região, de paisagem, de território e de lugar
  • Uso dos recursos naturais e questões socioambientais
  • Aspectos físico-geográficos e dinâmicas da paisagem
  • Dinâmica populacional, elementos demográficos e urbanização no Brasil e no mundo
  • Saúde, população e ambiente
  • Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais
  • Processos de regionalização no Brasil e no mundo
  • Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas
  • Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção (ou transformação) do espaço
  • Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural em geografia
  • Geografia histórica e formação territorial do Brasil
  • Movimentos sociais e dinâmicas espaciais
  • Geopolítica, geografia política, conflitos e redefinições territoriais
  • Cartografia escolar
  • Geotecnologias na educação geográfica
  • Pressupostos teóricos e metodológicos no ensino e na aprendizagem de geografia
  • As diferentes linguagens na educação geográfica
  • Saberes, raciocínio geográfico e pensamento espacial nos diferentes contextos socioculturais
  • Comunidades tradicionais e suas territorialidades
  • Geografia inclusiva e direitos humanos
  • Cartografia tátil

História

  • Teoria e metodologia de história
  • Teoria e metodologia do ensino de história
  • História antiga
  • História medieval
  • História moderna
  • História contemporânea
  • História do Brasil
  • História da América
  • História da África
  • História da Ásia
  • História e cultura afro-brasileira
  • História e cultura indígena
  • História das relações de gênero
  • Ensino de história e direitos humanos

Letras Inglês

  • Concepções de língua/linguagem, texto e discurso
  • Correntes linguísticas
  • Processos de letramentos
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de descrição e análise linguística
  • Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico
  • Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos
  • Gêneros discursivos e textuais
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem
  • Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura
  • Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
  • Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura
  • Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura
  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento
  • Especificidades da linguagem literária
  • Gêneros literários: tradição e inovação
  • Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor
  • Movimentos literários e suas articulações interculturais
  • Métodos de investigação e pesquisa na área de língua e literatura em diversos contextos

Letras Português

  • Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino
  • Níveis de análise da língua
  • Formação histórica da língua portuguesa
  • Discurso, interdiscurso e produção de sentidos
  • Gêneros discursivos
  • Texto, tipologias e fatores de textualidade
  • Língua oral (produção, circulação e compreensão)
  • Língua escrita (produção, circulação e compreensão)
  • Variação, mudança e preconceito linguístico
  • Processos de letramento e de multiletramento
  • Concepções de literatura e de cultura
  • Especificidades da linguagem literária
  • Teorias críticas da literatura
  • Gêneros literários (tradição e inovação)
  • Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais
  • Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos)
  • Literatura canônica e não canônica na formação do leitor
  • Oralidade, performance e fruição no ensino de literatura
  • Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses
  • Processos argumentativos e formação do leitor crítico

Letras Português- Espanhol

  • Estudos linguísticos diacrônicos e sincrônicos
  • Aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos
  • Aspectos lexicais, estilísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos
  • Aspectos socioculturais e interculturais em linguagens
  • Teorias linguísticas
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem oral e escrita em língua materna e estrangeira
  • Gêneros discursivos e tipologias textuais
  • Textualidade e intertextualidade em estudos linguísticos e literários
  • Concepções de literatura e cultura
  • Estudos literários e culturais em línguas portuguesa e espanhola
  • Especificidades da linguagem literária
  • Inter-relações da língua e da literatura com outros sistemas culturais e semióticos
  • Multimodalidade e multiletramentos no ensino das línguas portuguesa e espanhola
  • Novas tecnologias integradas ao ensino de línguas e de literaturas
  • Teorias, abordagens e métodos de ensino de línguas e de literaturas
  • Didática do ensino de línguas e de literaturas
  • Estudos decoloniais no ensino de línguas e literaturas
  • Políticas linguísticas
  • Contrastes linguísticos entre as línguas portuguesa e espanhola
  • Material didático: elaboração, análise e avaliação

Português-Inglês

  • Concepções de língua/linguagem, texto e discurso
  • Correntes linguísticas
  • Processos de letramentos
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos
  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de descrição e análise linguística
  • Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico
  • Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos
  • Gêneros discursivos e textuais
  • Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem
  • Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura
  • Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
  • Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
  • Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura
  • Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura
  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento
  • Especificidades da linguagem literária
  • Gêneros literários: tradição e inovação
  • Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor
  • Movimentos literários e suas articulações interculturais
  • Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos

Música

  • Impacto social do fazer musical sem discriminação
  • Relações de poder, de gênero e de sexualidade nos âmbitos da produção, da distribuição e do consumo de música
  • Educação musical inclusiva
  • Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no contexto do ensino e da aprendizagem de música
  • Histórias e culturas de matrizes de povos indígenas para o ensino de música
  • Histórias e culturas de matrizes africanas, afro-brasileiras e afrodiaspóricas
  • Educação musical e interculturalidade para o acolhimento de movimentos migratórios
  • Educação socioambiental e ensino de música
  • Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem musical
  • Estágio docente em música (planejamento, prática e avaliação)
  • Práticas avaliativas em educação musical
  • Pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem em música
  • Práticas musicais (estilos, gêneros e repertórios em diferentes contextos sociais, históricos e culturais)
  • Tecnologias para educação musical
  • Criação musical no contexto de ensino e aprendizagem
  • Códigos e sistemas teórico-musicais (tradição oral e escrita)
  • Elementos perceptivos, teóricos, analíticos, estéticos e estruturais da música
  • Harmonia, arranjo, composição e improvisação para o repertório didático-musical

Matemática

  • Conteúdos matemáticos da educação básica
  • Fundamentos de geometria
  • Geometria analítica
  • Fundamentos de análise
  • Álgebra linear
  • Fundamentos de álgebra e aritmética
  • Teoria dos números
  • Probabilidade e estatística
  • Observação, análise e planejamento dos conteúdos e métodos de ensino em matemática na educação básica
  • Processos de avaliação em matemática na educação básica
  • Recursos didáticos de matemática para a educação básica
  • Contextos históricos e culturais no/do ensino da matemática
  • Tendências em educação matemática
  • Educação matemática inclusiva

Pedagogia

  • Antropologia da educação
  • Trabalho e educação
  • Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física
  • Corpo, movimento e ludicidade
  • Alfabetização e letramento
  • Letramento literário
  • Políticas de educação infantil
  • Criança e infância (conceitos e características)
  • Ensino, currículo e práticas interdisciplinares
  • Atuação de pedagogos em espaços não escolares
  • Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais
  • Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos
  • Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos
  • Práticas de atendimento educacional especializado
  • Educação do/no campo e movimentos sociais
  • Pedagogia como ciência da prática educativa
  • Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização
  • Práticas de ensino na educação infantil
  • Políticas e práticas de avaliação
  • Organização, planejamento e gestão da educação

Química

  • Estudo de substâncias e suas transformações;
  • Elementos químicos, periodicidade e estrutura atômica;
  • Estrutura molecular e de sólidos iônicos e metálicos;
  • Gases e termodinâmica;
  • Equilíbrio químico;
  • Cinética química;
  • Eletroquímica;
  • Compostos inorgânicos (estrutura, propriedades e reações);
  • Compostos orgânicos (estrutura, propriedades, reações e mecanismos);
  • Bioquímica (estruturas de biomoléculas, catálise enzimática, biossíntese e metabolismo);
  • Educação ambiental;
  • Experimentação no ensino de química;
  • História da química, filosofia e epistemologia da ciência e sua relação com o ensino de química;
  • Projetos e propostas curriculares, políticas públicas e suas implicações para o ensino de química;
  • O lúdico no ensino de química;
  • Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química;
  • Tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas educativas;
  • Ensino de química na diversidade e interculturalidade;
  • Educação especial, educação inclusiva, cultura surda e libras; e
  • Educação em espaços não escolares e divulgação científica.

Saiba mais sobre a Prova Nacional Docente aqui

Prepare-se com Os Pedagógicos

Prepare-se para o concurso Nacional Unificado Professores com o melhor time de professores do Brasil.

Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Concursos
  • Notícia concurso
  • Notícias
  • Notícias de concursos para professor
  • Últimas notícias
  • Uncategorized
    •   Back
    • LDB
    • Legislação Educacional
    • LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Atualizada - passo a passo
    • Materiais
    • Avaliação Educacional
    • Estudo SEDF
    • PNE
    • BNCC
    • Dicas d'Os Pedagógicos
    • Educação Física
    • Alfabetização e letramento
    • Bases Psicológicas
    • Abordagens Didático-pedagógicas
    • À frente da Banca
    • Autores da Educação e Tendências Pedagógicas
    • Conteúdo Educação
    • Português
    • Atualidades
    • Mentoria
    • Gramática
    • Conhecimentos
    • Interpretação de texto
    • Técnicas de estudo
    • LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
    • Currículo em movimento
    • Leadership
    • Pós Graduação
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    •   Back
    • Semed Manaus
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Norte
    • Centro-Oeste
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Concurso SEE PB
    •   Back
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    •   Back
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEC BA
    •   Back
    • Sedu ES
    •   Back
    • Seduc GO
    •   Back
    • SEDUC MT
    •   Back
    • Seduc PA
    •   Back
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEE MG
    •   Back
    • SEE PE

Fique por dentro das nossas aulas gratuitas