Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28/05) as 17 portarias que definem a Matriz de Referência do Componente de Formação Geral Docente, válida a partir da edição de 2025, tanto para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas quanto para a Prova Nacional Docente (PND).
De acordo com os documentos, tanto o Enade Licenciaturas quanto a PND serão compostos por dois eixos principais:
- Formação Geral Docente: comum a todas as licenciaturas;
- Componente Específico: voltado à área de atuação do curso.
No componente de Formação Geral Docente, a prova do Enade será formada por 30 questões de múltipla escolha e 1 questão discursiva.
A questão discursiva abordará situações-problema e estudos de caso relacionados aos objetos de conhecimento da área. Além do conteúdo, também serão avaliados aspectos como:
- clareza e coerência na exposição das ideias;
- coesão textual;
- uso adequado de estratégias argumentativas;
- vocabulário e gramática em conformidade com a norma padrão da língua portuguesa.
Já o componente específico de cada curso contará com 50 questões de múltipla escolha.
Confira as portarias na íntegra aqui!
Prova Nacional Docente: análise das mudanças na PND
Confira a análise das mudanças na PND com os professores Carlinhos Costa e William Dornela.
Prova Nacional Docente: Formação Geral Docente
A prova do Enade Licenciaturas, no componente de Formação Geral Docente, tomará como referencial os seguintes objetos de conhecimento:
- Filosofia da educação
- História da educação
- Sociologia da educação
- Psicologia da educação
- Teorias pedagógicas
- Didática e metodologias de ensino
- Teorias e práticas de currículo
- Políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira
- Metodologia de pesquisa em educação e ensino
- Tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas
- Letramento científico
- Educação especial e inclusiva
- Libras, cultura e identidade surda
- Identidade e especificidades do trabalho docente
- Planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem
- Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos
- Planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar
- Implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político-pedagógicos
- Práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais
- Histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas
- Educação, inclusão e direitos humanos
- Educação socioambiental
- Educação para as relações de gênero e sexualidade; e
- Educação para as relações étnico-raciais.
Prova Nacional Docente: componentes específicos
Artes Visuais
A prova do Enade Licenciaturas e da Prova Nacional Docente, no componente específico, tomará como referencial o processo de ensino e aprendizagem de artes visuais, articulando aspectos teórico-práticos do ensino com os seguintes objetos de conhecimento:
- Artes visuais e produções artísticas contemporâneas
- Arte indígena contemporânea e saberes dos povos indígenas
- Saberes e arte de matrizes afro-brasileiras e quilombolas
- Manifestações culturais e artísticas de diferentes etnias, classes, gêneros, sexualidades, religiões, escolaridades e/ou faixas etárias
- Artes visuais e política (artivismo)
- Patrimônio e políticas públicas (preservação, conservação e difusão)
- Histórias das artes e culturas visuais (narrativas hegemônicas e contra-hegemônicas)
- Relação entre artes visuais e questões socioambientais
- Arte como trabalho e como produção cultural (sistema das artes e ação cultural)
- Processos de criação do artista/professor/pesquisador
- Fundamentos da linguagem visual e suas abordagens
- Materiais, técnicas e procedimentos da prática artística no ensino de artes visuais
- Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos do ensino de artes visuais
- Processos avaliativos no ensino de artes visuais
- Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de artes visuais
- Processos de análise de imagem, percepção e experiência estética
- Artes visuais, curadoria e mediação em espaços formais e não formais
- Tecnologias da informação e comunicação no ensino de artes visuais
- Legislação e políticas públicas para o ensino de artes visuais
- Relações entre arte, ciência e tecnologias na formação do professor/pesquisador de artes visuais
- Artes visuais e educação especial e inclusiva
Ciências Biológicas
- Aprendizagem de Ciências e Biologia
- Ensino de Ciências e Biologia
- História, filosofia e sociologia no ensino de Ciências e Biologia
- Bioquímica e biofísica
- Microbiologia, imunologia e parasitologia
- Biologia celular e do desenvolvimento
- Genética e biotecnologia
- Evolução
- Zoologia
- Botânica
- Ecologia e biodiversidade
- Diversidade étnico-racial, de gênero e inclusão no ensino de Ciências e Biologia
- Educação ambiental
- Ser humano e saúde
- Bioestatística
- Biogeografia e paleontologia
- Bioética
- Legislação e políticas públicas educacionais no ensino de Ciências e Biologia
- Planejamento e métodos em pesquisa educacional no ensino de Ciências e Biologia
- Etnobiologia no ensino de Ciências e Biologia
- Currículo no ensino de Ciências e de Biologia
Ciências Sociais
- Teorias clássicas da antropologia
- Teorias clássicas da ciência política
- Teorias clássicas da sociologia
- Teorias contemporâneas da antropologia
- Teorias contemporâneas da ciência política
- Teorias contemporâneas da sociologia
- Temáticas contemporâneas das ciências sociais
- Ciências Sociais do Brasil
- Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais
- Didática e metodologias do ensino de ciências sociais
- Ensino das ciências sociais na educação básica no Brasil
- Educação nas ciências sociais
- Epistemologias decoloniais
Computação
- Algoritmos e estruturas de dados
- Engenharia de software
- Interação homem-computador
- Ética, computador e sociedade
- Organização e arquitetura de computadores
- Sistemas operacionais
- Lógica e matemática discreta
- Fundamentos e técnicas de programação
- Paradigmas de linguagens de programação
- Redes de computadores
- Inteligência artificial
- Bancos de dados
- Tecnologias de ensino a distância
- Teoria, metodologia e prática do ensino de computação
- Tecnologias da informação e comunicação para educação
- Informática na educação
- Robótica educacional
- Pensamento computacional
- Produção de materiais didáticos digitais
Educação Física
- Dimensões históricas e filosóficas da Educação Física
- Dimensões sociológicas e antropológicas da Educação Física
- Dimensões morfofuncionais do movimento humano
- Desenvolvimento humano e aprendizagem motora
- Regulamentações e normatizações na Educação Física escolar
- Educação Física escolar na área de linguagens
- Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
- Educação Física nas etapas e modalidades da educação básica
- Manifestações da Educação Física: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças, práticas corporais de aventura
- Concepções teórico-metodológicas da Educação Física escolar
- Fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física escolar
- Prática educativa e dimensões do conhecimento na Educação Física escolar
- Avaliação na Educação Física escolar
- Educação Física escolar inclusiva
- Educação Física, qualidade de vida e saúde
- Pesquisa em Educação Física
- Educação Física escolar na contemporaneidade
- Tecnologias e inovação em Educação Física escolar
Filosofia
- Cosmogonias e cosmologias
- Epistemologias
- Estética e filosofia da arte
- Ética
- Filosofia da educação
- Filosofia da linguagem
- Filosofia da mente
- Filosofia das ciências
- Filosofia das religiões
- Filosofia decolonial
- Filosofia do ensino de filosofia
- Filosofia e questões de gênero
- Filosofia e racionalidades
- Filosofia política
- História da filosofia
- Lógica
- Metafísicas e ontologias
- Metodologia e didática do ensino de filosofia
- Mitologias e razão mítica
- Pensamento filosófico no Brasil
Física
- Física clássica: mecânica, fluidos, termodinâmica, eletromagnetismo, ondulatória e ótica
- Física moderna e contemporânea
- Práticas experimentais e o ensino de física
- Dimensões histórica, sociológica e epistemológica e o ensino de física
- Políticas educacionais e o ensino de física
- Organização didático-curricular para o ensino de física
- Teorias de aprendizagem e o ensino de física
- Abordagens metodológicas para o ensino de física
- Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de física
Geografia
- Fundamentos epistemológicos do pensamento geográfico
- Pressupostos teóricos que fundamentam as categorias geográficas de espaço, de região, de paisagem, de território e de lugar
- Uso dos recursos naturais e questões socioambientais
- Aspectos físico-geográficos e dinâmicas da paisagem
- Dinâmica populacional, elementos demográficos e urbanização no Brasil e no mundo
- Saúde, população e ambiente
- Sujeitos, processos e dinâmicas dos espaços agrários e rurais
- Processos de regionalização no Brasil e no mundo
- Interações espaciais, fluxos e formação de redes geográficas
- Reestruturação produtiva, sistema financeiro e produção (ou transformação) do espaço
- Diversidade étnico-racial, de gênero e cultural em geografia
- Geografia histórica e formação territorial do Brasil
- Movimentos sociais e dinâmicas espaciais
- Geopolítica, geografia política, conflitos e redefinições territoriais
- Cartografia escolar
- Geotecnologias na educação geográfica
- Pressupostos teóricos e metodológicos no ensino e na aprendizagem de geografia
- As diferentes linguagens na educação geográfica
- Saberes, raciocínio geográfico e pensamento espacial nos diferentes contextos socioculturais
- Comunidades tradicionais e suas territorialidades
- Geografia inclusiva e direitos humanos
- Cartografia tátil
História
- Teoria e metodologia de história
- Teoria e metodologia do ensino de história
- História antiga
- História medieval
- História moderna
- História contemporânea
- História do Brasil
- História da América
- História da África
- História da Ásia
- História e cultura afro-brasileira
- História e cultura indígena
- História das relações de gênero
- Ensino de história e direitos humanos
Letras Inglês
- Concepções de língua/linguagem, texto e discurso
- Correntes linguísticas
- Processos de letramentos
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxico-gramaticais nos processos de descrição e análise linguística
- Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico
- Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos
- Gêneros discursivos e textuais
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem
- Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura
- Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
- Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
- Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura
- Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura
- Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento
- Especificidades da linguagem literária
- Gêneros literários: tradição e inovação
- Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor
- Movimentos literários e suas articulações interculturais
- Métodos de investigação e pesquisa na área de língua e literatura em diversos contextos
Letras Português
- Concepções de língua (ou de linguagem) e suas implicações no ensino
- Níveis de análise da língua
- Formação histórica da língua portuguesa
- Discurso, interdiscurso e produção de sentidos
- Gêneros discursivos
- Texto, tipologias e fatores de textualidade
- Língua oral (produção, circulação e compreensão)
- Língua escrita (produção, circulação e compreensão)
- Variação, mudança e preconceito linguístico
- Processos de letramento e de multiletramento
- Concepções de literatura e de cultura
- Especificidades da linguagem literária
- Teorias críticas da literatura
- Gêneros literários (tradição e inovação)
- Movimentos literários no Brasil e suas articulações interculturais
- Letramento literário (aspectos teóricos e metodológicos)
- Literatura canônica e não canônica na formação do leitor
- Oralidade, performance e fruição no ensino de literatura
- Inter-relações da língua e da literatura com outras semioses
- Processos argumentativos e formação do leitor crítico
Letras Português- Espanhol
- Estudos linguísticos diacrônicos e sincrônicos
- Aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos e sintáticos
- Aspectos lexicais, estilísticos, semânticos, pragmáticos e discursivos
- Aspectos socioculturais e interculturais em linguagens
- Teorias linguísticas
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem oral e escrita em língua materna e estrangeira
- Gêneros discursivos e tipologias textuais
- Textualidade e intertextualidade em estudos linguísticos e literários
- Concepções de literatura e cultura
- Estudos literários e culturais em línguas portuguesa e espanhola
- Especificidades da linguagem literária
- Inter-relações da língua e da literatura com outros sistemas culturais e semióticos
- Multimodalidade e multiletramentos no ensino das línguas portuguesa e espanhola
- Novas tecnologias integradas ao ensino de línguas e de literaturas
- Teorias, abordagens e métodos de ensino de línguas e de literaturas
- Didática do ensino de línguas e de literaturas
- Estudos decoloniais no ensino de línguas e literaturas
- Políticas linguísticas
- Contrastes linguísticos entre as línguas portuguesa e espanhola
- Material didático: elaboração, análise e avaliação
Português-Inglês
- Concepções de língua/linguagem, texto e discurso
- Correntes linguísticas
- Processos de letramentos
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e de produção de textos
- Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de descrição e análise linguística
- Fenômenos de variação, mudança e preconceito linguístico
- Diversidade linguística e seus aspectos geopolíticos
- Gêneros discursivos e textuais
- Teorias de aquisição, de aprendizagem e de processamento da linguagem
- Métodos e abordagens de ensino de língua e literatura
- Tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
- Avaliação do processo de ensino e aprendizagem de língua e literatura
- Políticas linguísticas no ensino de língua e literatura
- Aspectos decoloniais no ensino de língua e literatura
- Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural e suas interfaces com demais sistemas artísticos e midiáticos e com outras áreas do conhecimento
- Especificidades da linguagem literária
- Gêneros literários: tradição e inovação
- Letramento literário: literatura canônica e não canônica na formação do leitor
- Movimentos literários e suas articulações interculturais
- Métodos de investigação e pesquisa na área de língua inglesa e suas literaturas em diversos contextos
Música
- Impacto social do fazer musical sem discriminação
- Relações de poder, de gênero e de sexualidade nos âmbitos da produção, da distribuição e do consumo de música
- Educação musical inclusiva
- Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social no contexto do ensino e da aprendizagem de música
- Histórias e culturas de matrizes de povos indígenas para o ensino de música
- Histórias e culturas de matrizes africanas, afro-brasileiras e afrodiaspóricas
- Educação musical e interculturalidade para o acolhimento de movimentos migratórios
- Educação socioambiental e ensino de música
- Abordagens e metodologias de ensino e aprendizagem musical
- Estágio docente em música (planejamento, prática e avaliação)
- Práticas avaliativas em educação musical
- Pesquisa em processos de ensino e de aprendizagem em música
- Práticas musicais (estilos, gêneros e repertórios em diferentes contextos sociais, históricos e culturais)
- Tecnologias para educação musical
- Criação musical no contexto de ensino e aprendizagem
- Códigos e sistemas teórico-musicais (tradição oral e escrita)
- Elementos perceptivos, teóricos, analíticos, estéticos e estruturais da música
- Harmonia, arranjo, composição e improvisação para o repertório didático-musical
Matemática
- Conteúdos matemáticos da educação básica
- Fundamentos de geometria
- Geometria analítica
- Fundamentos de análise
- Álgebra linear
- Fundamentos de álgebra e aritmética
- Teoria dos números
- Probabilidade e estatística
- Observação, análise e planejamento dos conteúdos e métodos de ensino em matemática na educação básica
- Processos de avaliação em matemática na educação básica
- Recursos didáticos de matemática para a educação básica
- Contextos históricos e culturais no/do ensino da matemática
- Tendências em educação matemática
- Educação matemática inclusiva
Pedagogia
- Antropologia da educação
- Trabalho e educação
- Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física
- Corpo, movimento e ludicidade
- Alfabetização e letramento
- Letramento literário
- Políticas de educação infantil
- Criança e infância (conceitos e características)
- Ensino, currículo e práticas interdisciplinares
- Atuação de pedagogos em espaços não escolares
- Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais
- Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos
- Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos
- Práticas de atendimento educacional especializado
- Educação do/no campo e movimentos sociais
- Pedagogia como ciência da prática educativa
- Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização
- Práticas de ensino na educação infantil
- Políticas e práticas de avaliação
- Organização, planejamento e gestão da educação
Química
- Estudo de substâncias e suas transformações;
- Elementos químicos, periodicidade e estrutura atômica;
- Estrutura molecular e de sólidos iônicos e metálicos;
- Gases e termodinâmica;
- Equilíbrio químico;
- Cinética química;
- Eletroquímica;
- Compostos inorgânicos (estrutura, propriedades e reações);
- Compostos orgânicos (estrutura, propriedades, reações e mecanismos);
- Bioquímica (estruturas de biomoléculas, catálise enzimática, biossíntese e metabolismo);
- Educação ambiental;
- Experimentação no ensino de química;
- História da química, filosofia e epistemologia da ciência e sua relação com o ensino de química;
- Projetos e propostas curriculares, políticas públicas e suas implicações para o ensino de química;
- O lúdico no ensino de química;
- Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de química;
- Tecnologias digitais da informação e comunicação nas práticas educativas;
- Ensino de química na diversidade e interculturalidade;
- Educação especial, educação inclusiva, cultura surda e libras; e
- Educação em espaços não escolares e divulgação científica.
Saiba mais sobre a Prova Nacional Docente aqui
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