Ao menos 5 editais podem ser publicados em 2024. Se prepare!
A área da educação está repleta de excelentes oportunidades com editais abertos, além dos previstos para o próximo ano. Independente do estado, se é de secretaria ou prefeitura, alguns temas são comuns em todas as provas.
Aqui no site, você encontra uma lista dos concursos previstos para 2024 e agora, para ajudar na preparação, confira algumas dicas pedagógicas para alcançar sua aprovação:
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NA LDB -ART.60-A
O QUE É?
- É a modalidade escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e português escrito como segunda língua.
ONDE SE INICIA?
- Inicia com 0 (zero anos), na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.
QUEM É O PÚBLICO-ALVO?
- Educandos surdos
- Surdo cegos
- Com deficiência auditiva sinalizantes
- Surdos com altas habilidades e superdotação ou com outras doenças associadas.
- GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS LEGISLAÇÕES
CONSTITUIÇÃO FEDERAL (CF) – 88
- ART. 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
VI- Gestão democrática do ensino público na forma da lei.
- LDB
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão normas da gestão democrática do ensino.
Conforme os Princípios:
- I- Participação dos profissionais de educação na elaboração do PPP
- II- Participação da comunidade local em conselhos escolares e equivalentes.
- PNE
- Meta 19 – Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação.
- DCNS
- Art.20 – As escolas deverão formular o PPP e elaborar o Regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de nove anos por meio dos processos participativos relacionados à gestão democrática.
- BNCC
O QUE É?
- A base nacional comum curricular (BNCC), é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
COMO É DEFINIDA A APRENDIZAGEM NA BNCC?
- As aprendizagens essenciais são definidas como:
C – ONHECIMENTOS
H – ABILIDADES
A – TITUDES
V- ALORES
E a capacidade de os MOBILIZAR, ARTICULAR E INTEGRAR. Expressando-se em competências.
DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIA:
- Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos).
- Habilidades (Práticas, cognitivas e socioemocionais).
- Atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
PRINCÍPIOS DA BNCC:
- Éticos
- Estéticos
- Políticos
- AVALIAÇÃO SOMATIVA
COMO É FEITA?
- Esse tipo de avaliação tornou-se sinônimo de prova para alunos, por ter uma visão classificatória
QUAL A FINALIDADE?
- A avaliação somativa tem como finalidade avaliar quais foram as habilidades adquiridas pelo aluno ao final de um processo educacional.
QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ADOTADOS?
- Visa quantificar e categorizar os resultados, normalmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem alcançadas pelos alunos.
- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O QUE É?
- É uma ferramenta que colhe dados acerca do nível de conhecimento dos alunos, considerando o repertório prévio já adquirido.
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA É CONSIDERADA INCLUSIVA?
- Sim, pois o objetivo da avaliação diagnóstica é avaliar os conhecimentos prévios do aluno, e realizar um planejamento respeitando o ponto de partida de cada indivíduo, sem atribuir notas.
QUAL A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?
- Este tipo de avaliação visa identificar algo que os alunos não aprenderam em períodos anteriores, resgatar o que ele conseguiu assimilar e trabalhar para que esse aluno avance no processo ensino aprendizagem.
- AVALIAÇÃO FORMATIVA
QUANDO É REALIZADA?
- Várias vezes ao longo do ano letivo, analisando se os alunos estão atingindo as metas e objetivos de ensino.
QUAL OBJETIVO?
- Propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno.
- Se contrapõem à maneira tradicional (avaliação somativa).
- Tem caráter pedagógico, instrui o aluno de forma direcionada naquilo que ainda precisa aprender.
- DIREITOS DE APRENDIZAGENS NA – EDUCAÇÃO INFANTIL
A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
- PARTICIPAR – Ativamente, com adultos e outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagem, ampliando o conhecimento de si e do outro.
- EXPLORAR – Explorar movimentos, gestos, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos elementos da natureza, na escola e fora dela.
- CONVIVER – com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- BRINCAR – cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- EXPRESSAR – como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- CONHECER-SE – e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
- DICA DE OURO – QUAIS SÃO OS LIVROS COBRADOS COM FREQUÊNCIA NOS CONCURSOS?
- DIDÁTICA – José Carlos Libâneo – Esse livro é essencial, praticamente todos os concursos cobram de forma direta ou indiretamente nas provas.
- ESCOLA E DEMOCRACIA – Dermeval Saviani – Neste livro, Saviani levanta questionamentos a respeito da relação entre educação e democracia dentro do sistema brasileiro. Nisso, articula resultados das escolas juntamente com o processo de democratização da sociedade. Traz a sua divisão das Tendências pedagógicas.
- DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: Tomaz Tadeu – Uma introdução às teoria do currículo, este livro faz um traçado sobre os estudos acerca dos currículos na sua origem até o momento atual.
- CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- FINALIDADES – Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
ORGANIZAÇÃO –
-
- S – Séries anuais
- P – Períodos semestrais
- C – Ciclos
- A – Alternâncias regular de períodos de estudos
- G – Grupos não seriados com base na idade na competência e em outros critérios ou
- F – Forma diversa de organização.
CALENDÁRIO –
- As escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres, totalizando, no mínimo, 800 horas.
- BNCC – 4 ASSUNTOS COBRADOS NAS PROVAS
- A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que recorrentemente está presente em concursos públicos, principalmente, para cargos de magistério.
- A BNCC fixa conteúdos mínimos para todas as etapas da educação básica, visando assegurar o respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
- Estabelece as competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, visando assegurar uma formação básica comum.
- A BNCC é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
- FREQUÊNCIA ESCOLAR DE ACORDO COM A LDB – 25% ou 30%?
QUAL PERCENTUAL MÍNIMO PARA APROVAÇÃO?
- 75% – Art.24 – VI 💥
LIMITE MÁXIMO DE FALTAS
- 25% – O aluno não pode ser aprovado, caso ultrapasse esse percentual 25% do total de dias letivos, por exemplo: de 200 dias letivos ele só poderá faltar 50.
PONTO DE ATENÇÃO!
- A escola é obrigada a comunicar o Conselho Tutelar, caso o aluno apresente 30% do percentual permitido em lei. Art.12 – VIII 💥
- QUAL PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
- Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.
- Educar é uma responsabilidade compartilhada entre famílias e instituições de ensino que potencializa o desenvolvimento da criança.
- O trabalho do professor na educação infantil, deve considerar os direitos de aprendizagem e Desenvolvimento das crianças estabelecidos pela BNCC, que determina que o docente, enquanto facilitador, assegure as condições necessárias, para que os alunos desempenhem um papel ativo nos ambientes em que vivem, aprendendo a: Participar, expressar-se, conviver, brincar, explorar e conhecer-se.
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA LDB
- ETAPAS – educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio
- NÍVEIS – Educação básica e Ensino superior
MODALIDADES
- Educação do campo
- Educação quilombola
- Educação profissional e tecnológica
- Educação de jovens e adultos
- Educação a distância
- Educação indígena
- Educação especial
- Educação bilíngue de surdos
17.CURRÍCULO ESCOLAR
O QUE É? – Caminho, percurso ou rota a seguir.
É um documento que vai nortear as práticas pedagógicas dentro da escola.
MANIFESTAÇÕES
- Real
- Formal
- Oculto
TEORIAS DO CURRÍCULO
- Tradicional
- Crítica
- Pós-Crítica
ABORDAGENS
- Multidisciplinar
- Pluridisciplinar
- Interdisciplinar
- Transdisciplinar
- TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
TRADICIONAIS
- Os conteúdos escolares são separados da realidade social e são impostos como verdades absolutas, em que apenas o professor tem razão.
PROGRESSISTAS
- Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.
RENOVADA NÃO DIRETIVA
- Os conteúdos passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno.
TECNICISTAS
- Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista.
- AVALIAÇÃO PARA OS AUTORES
PAULO FREIRE:
- Avaliação dialógica e contra “educação bancária”.
LUCKESI:
- Avaliação diagnóstica e formativa
ANTUNES:
- Avaliação, habilidades e competências
ANÍSIO TEIXEIRA
- Avaliação adaptativas necessidades dos alunos
LIBÂNEO
- Avaliação integrada ao ensino-Aprendizagem
VYGOTSKY
- Avaliação baseada na zona de desenvolvimento
- PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PROCESSO:
- Algo que se dá aos poucos processual e formativo
ENSINO:
- É a atividade que tem por finalidade, que outro obtenha conhecimento
APRENDIZAGEM:
- É o processo de assimilação ATIVA, de qualquer forma de conhecimento.
- LEGISLAÇÕES NACIONAIS
- LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n°9.394/1996
- BNCC – Base Nacional Comum Curricular Resolução CNE/2017
- PNE – Plano Nacional de Educação Lei n°13.005/2014
- ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n° 8.069/1990
- FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Lei n°14.113/20
- CF 88 – Artigos e emendas constitucionais relacionadas à educação Art.205 a 214.
- PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais documentos orientadores diversos.
- DCNS – Diretrizes Curriculares Nacionais Resolução CNE/CEB
- LEI DE INCLUSÃO – Lei n°13.146/2015
22.PILARES DA EDUCAÇÃO
APRENDER A TRANSFORMAR-SE E TRANSFORMAR A SOCIEDADE
APRENDER A CONHECER:
- Indica o interesse e abertura para o conhecimento.
APRENDER A FAZER –
- Está relacionado e “coragem” de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar.
APRENDER A CONVIVER:
- Traz desafios da convivência que apresenta o respeito a todos
APRENDER A SER:
- Explica o papel do cidadão e o objetivo de viver.
- PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CARACTERISTICAS GERAIS
DURAÇÃO:
- 10 anos – 2014 a 2024
OBJETIVO:
- Garantir a educação básica de qualidade através de Diretrizes, Metas e Estratégias, que devem ser implementadas de forma eficiente e eficaz.
ORIGEM – ART.214 CF 88
APROVADO PELA LEI n°13.005/2014
COMPOSTO POR:
-
- 20 metas, que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil, até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes.
- 10 Diretrizes
- 255 estratégias.
- PLANEJAMENTO – PONTOS IMPORTANTES
- Construção coletiva
- Baseia-se em princípios educativos
- Propõe uso de instrumentos
- Organiza atividade docente
- Prevê ações pedagógicas
- Estabelece linhas de ensino
- Serve como roteiro
- TICS – PONTOS MAIS COBRADOS EM PROVA
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
- Requer intencionalidade educativa
- Não substitui o papel do professor
- Devem ser integradas corretamente ao contexto pedagógico
- Contribui para despertar o interesse e engajamento dos estudantes
UMA DAS COMPETÊNCIAS 5 CITADAS NA BNCC- CULTURA DIGITAL
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
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