NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

Dicas pedagógicas: Confira temas que despencam nos concursos

Ao menos 5 editais podem ser publicados em 2024. Se prepare!

A área da educação está repleta de excelentes oportunidades com editais abertos, além dos previstos para o próximo ano. Independente do estado, se é de secretaria ou prefeitura, alguns temas são comuns em todas as provas. 

Aqui no site, você encontra uma lista dos concursos previstos para 2024 e agora, para ajudar na preparação, confira algumas dicas pedagógicas para alcançar sua aprovação: 

 

  1. EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NA LDB -ART.60-A

O QUE É?

  • É a modalidade escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e português escrito como segunda língua. 

ONDE SE INICIA?

  • Inicia com 0 (zero anos), na educação infantil e se estenderá ao longo da vida.

QUEM É O PÚBLICO-ALVO?

  • Educandos surdos 
  • Surdo cegos 
  • Com deficiência auditiva sinalizantes 
  • Surdos com altas habilidades e superdotação ou com outras doenças associadas.

 

  1. GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS LEGISLAÇÕES

CONSTITUIÇÃO FEDERAL (CF) – 88

  • ART. 206 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

VI- Gestão democrática do ensino público na forma da lei.

 

  1. LDB

Art. 14. Os sistemas de ensino definirão normas da gestão democrática do ensino.

Conforme os Princípios:

  • I- Participação dos profissionais de educação na elaboração do PPP
  • II- Participação da comunidade local em conselhos escolares e equivalentes.
  1. PNE
  • Meta 19 – Assegurar condições, no prazo de 2 (dois) anos, para a efetivação da gestão democrática da educação.
  1. DCNS
  • Art.20 – As escolas deverão formular o PPP e elaborar o Regimento escolar de acordo com a proposta do Ensino Fundamental de nove anos por meio dos processos participativos relacionados à gestão democrática.
  1. BNCC

O QUE É?

  • A base nacional comum curricular (BNCC), é um documento de caráter normativo, que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

COMO É DEFINIDA A APRENDIZAGEM NA BNCC?

  • As aprendizagens essenciais são definidas como:

C ONHECIMENTOS

H – ABILIDADES

A – TITUDES

V- ALORES

E a capacidade de os MOBILIZAR, ARTICULAR E INTEGRAR. Expressando-se em competências. 

DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIA: 

  • Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos).
  • Habilidades (Práticas, cognitivas e socioemocionais).
  • Atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

PRINCÍPIOS DA BNCC:

  • Éticos 
  • Estéticos 
  • Políticos 

 

  1. AVALIAÇÃO SOMATIVA

COMO É FEITA?

  • Esse tipo de avaliação tornou-se sinônimo de prova para alunos, por ter uma visão classificatória

QUAL A FINALIDADE?

  • A avaliação somativa tem como finalidade avaliar quais foram as habilidades adquiridas pelo aluno ao final de um processo educacional.

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS ADOTADOS?

  • Visa quantificar e categorizar os resultados, normalmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem alcançadas pelos alunos.  

 

  1. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O QUE É?

  • É uma ferramenta que colhe dados acerca do nível de conhecimento dos alunos, considerando o repertório prévio já adquirido.

A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA É CONSIDERADA INCLUSIVA?

  • Sim, pois o objetivo da avaliação diagnóstica é avaliar os conhecimentos prévios do aluno, e realizar um planejamento respeitando o ponto de partida de cada indivíduo, sem atribuir notas.

QUAL A FUNÇÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA?

  • Este tipo de avaliação visa identificar algo que os alunos não aprenderam em períodos anteriores, resgatar o que ele conseguiu assimilar e trabalhar para que esse aluno avance no processo ensino aprendizagem. 

 

  1. AVALIAÇÃO FORMATIVA

QUANDO É REALIZADA?

  • Várias vezes ao longo do ano letivo, analisando se os alunos estão atingindo as metas e objetivos de ensino.

QUAL OBJETIVO?

  • Propõe o acompanhamento do desenvolvimento das aprendizagens do aluno.
  • Se contrapõem à maneira tradicional (avaliação somativa).
  • Tem caráter pedagógico, instrui o aluno de forma direcionada naquilo que ainda precisa aprender.

 

  1. DIREITOS DE APRENDIZAGENS NA – EDUCAÇÃO INFANTIL

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

  • PARTICIPAR – Ativamente, com adultos e outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagem, ampliando o conhecimento de si e do outro.
  • EXPLORAR – Explorar movimentos, gestos, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos elementos da natureza, na escola e fora dela.
  • CONVIVER – com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • BRINCAR – cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • EXPRESSAR – como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • CONHECER-SE – e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

 

  1. DICA DE OURO – QUAIS SÃO OS LIVROS COBRADOS COM FREQUÊNCIA NOS CONCURSOS?
  • DIDÁTICA – José Carlos Libâneo – Esse livro é essencial, praticamente todos os concursos cobram de forma direta ou indiretamente nas provas. 
  • ESCOLA E DEMOCRACIA – Dermeval Saviani – Neste livro, Saviani levanta questionamentos a respeito da relação entre educação e democracia dentro do sistema brasileiro. Nisso, articula resultados das escolas juntamente com o processo de democratização da sociedade. Traz a sua divisão das Tendências pedagógicas. 
  • DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: Tomaz Tadeu – Uma introdução às teoria do currículo, este livro faz um traçado sobre os estudos acerca dos currículos na sua origem até o momento atual.

 

  1. CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • FINALIDADES – Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. 

 

ORGANIZAÇÃO – 

    • S Séries anuais 
    • P – Períodos semestrais 
    • C – Ciclos 
    • A – Alternâncias regular de períodos de estudos 
  • G – Grupos não seriados com base na idade na competência e em outros critérios ou 
  • F – Forma diversa de organização.

 

CALENDÁRIO – 

  • As escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais, distribuídos em dois semestres, totalizando, no mínimo, 800 horas. 
  1. BNCC – 4 ASSUNTOS COBRADOS NAS PROVAS
  • A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que recorrentemente está presente em concursos públicos, principalmente, para cargos de magistério.
  • A BNCC fixa conteúdos mínimos para todas as etapas da educação básica, visando assegurar o respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
  • Estabelece as competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, visando assegurar uma formação básica comum. 
  • A BNCC é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. 
  1. FREQUÊNCIA ESCOLAR DE ACORDO COM A LDB – 25% ou 30%?

QUAL PERCENTUAL MÍNIMO PARA APROVAÇÃO?

  • 75% – Art.24 – VI 💥

LIMITE MÁXIMO DE FALTAS 

  • 25% – O aluno não pode ser aprovado, caso ultrapasse esse percentual 25% do total de dias letivos, por exemplo: de 200 dias letivos ele só poderá faltar 50.

PONTO DE ATENÇÃO! 

  • A escola é obrigada a comunicar o Conselho Tutelar, caso o aluno apresente 30% do percentual permitido em lei. Art.12 – VIII 💥

 

  1. QUAL PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
  • Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens.
  • Educar é uma responsabilidade compartilhada entre famílias e instituições de ensino que potencializa o desenvolvimento da criança.
  • O trabalho do professor na educação infantil, deve considerar os direitos de aprendizagem e Desenvolvimento das crianças estabelecidos pela BNCC, que determina que o docente, enquanto facilitador, assegure as condições necessárias, para que os alunos desempenhem um papel ativo nos ambientes em que vivem, aprendendo a: Participar, expressar-se, conviver, brincar, explorar e conhecer-se.

 

  1. ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA LDB
  • ETAPAS – educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio 
  • NÍVEIS – Educação básica e Ensino superior 

 

MODALIDADES 

  • Educação do campo 
  • Educação quilombola 
  • Educação profissional e tecnológica
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação a distância
  • Educação indígena
  • Educação especial
  • Educação bilíngue de surdos

17.CURRÍCULO ESCOLAR 

O QUE É? – Caminho, percurso ou rota a seguir.

É um documento que vai nortear as práticas pedagógicas dentro da escola.

MANIFESTAÇÕES

  • Real
  • Formal 
  • Oculto

TEORIAS DO CURRÍCULO

  • Tradicional
  • Crítica 
  • Pós-Crítica

ABORDAGENS 

  • Multidisciplinar 
  • Pluridisciplinar 
  • Interdisciplinar 
  • Transdisciplinar 

 

  1. TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

TRADICIONAIS 

  • Os conteúdos escolares são separados da realidade social e são impostos como verdades absolutas, em que apenas o professor tem razão.

PROGRESSISTAS

  • Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.

RENOVADA NÃO DIRETIVA 

  • Os conteúdos passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno.

TECNICISTAS 

  • Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente, tecnicista.

 

  1. AVALIAÇÃO PARA OS AUTORES

PAULO FREIRE:

  •  Avaliação dialógica e contra “educação bancária”.

LUCKESI: 

  • Avaliação diagnóstica e formativa 

ANTUNES:

  • Avaliação, habilidades e competências 

ANÍSIO TEIXEIRA 

  • Avaliação adaptativas necessidades dos alunos 

LIBÂNEO 

  • Avaliação integrada ao ensino-Aprendizagem 

VYGOTSKY 

  • Avaliação baseada na zona de desenvolvimento 

 

  1. PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PROCESSO: 

  • Algo que se dá aos poucos processual e formativo  

ENSINO: 

  • É a atividade que tem por finalidade, que outro obtenha conhecimento 

APRENDIZAGEM: 

  • É o processo de assimilação ATIVA, de qualquer forma de conhecimento.

 

  1. LEGISLAÇÕES NACIONAIS
  • LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei n°9.394/1996
  • BNCC – Base Nacional Comum Curricular Resolução CNE/2017
  • PNE – Plano Nacional de Educação Lei n°13.005/2014
  • ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente Lei n° 8.069/1990
  • FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica Lei n°14.113/20
  • CF 88 – Artigos e emendas constitucionais relacionadas à educação Art.205 a 214.
  • PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais documentos orientadores diversos.
  • DCNS – Diretrizes Curriculares Nacionais Resolução CNE/CEB
  • LEI DE INCLUSÃO – Lei n°13.146/2015

 

22.PILARES DA EDUCAÇÃO 

APRENDER A TRANSFORMAR-SE E TRANSFORMAR A SOCIEDADE 

APRENDER A CONHECER

  • Indica o interesse e abertura para o conhecimento.

APRENDER A FAZER – 

  •  Está relacionado e “coragem” de executar, de correr riscos, de errar mesmo na busca de acertar. 

APRENDER A CONVIVER: 

  • Traz desafios da convivência que apresenta o respeito a todos 

APRENDER A SER: 

  • Explica o papel do cidadão e o objetivo de viver.

 

  1. PNE – PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CARACTERISTICAS GERAIS

DURAÇÃO:

  • 10 anos – 2014 a 2024

 

OBJETIVO:

  • Garantir a educação básica de qualidade através de Diretrizes, Metas e Estratégias, que devem ser implementadas de forma eficiente e eficaz.

ORIGEM – ART.214 CF 88

APROVADO PELA LEI n°13.005/2014 

COMPOSTO POR:

    • 20 metas, que abrangem todos os níveis de formação, desde a educação infantil, até o ensino superior, garantindo foco em questões especialmente importantes.
  • 10 Diretrizes 
  • 255 estratégias.

 

  1. PLANEJAMENTO – PONTOS IMPORTANTES
  • Construção coletiva 
  • Baseia-se em princípios educativos 
  • Propõe uso de instrumentos
  • Organiza atividade docente 
  • Prevê ações pedagógicas 
  • Estabelece linhas de ensino 
  • Serve como roteiro 
  1. TICS – PONTOS MAIS COBRADOS EM PROVA

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 

  • Requer intencionalidade educativa 
  • Não substitui o papel do professor 
  • Devem ser integradas corretamente ao contexto pedagógico 
  • Contribui para despertar o interesse e engajamento dos estudantes 

 

UMA DAS COMPETÊNCIAS 5 CITADAS NA BNCC- CULTURA DIGITAL 

  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

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