No artigo anterior, falamos sobre os conceitos gerais da educação especial, mas há especificações e peculiaridades que precisam ser observadas sobre o atendimento educacional especializado para que você consiga dominar o assunto.
Fique atento e se ainda não leu a parte introdutória do assunto, clique aqui.
Educação Especial e o atendimento educacional especializado
Você precisa ter em mente que o atendimento educacional especializado (AEE) pode ser ofertado sob duas formas:
- Caráter Complementar: geralmente está ligado ao estudante com deficiência ou ao estudante com transtorno global de desenvolvimento;
- Caráter Suplementar: se refere aos alunos super dotados ou com altas habilidades
Essa oferta de ensino é conhecida como recursos de acessibilidade e podem ser ofertadas aos alunos de duas formas:
- Tecnologias assistivas
- Ajudas técnicas
Outro ponto que você precisa ter em mente é onde o AEE acontece. Fique atento para se confundir, pois esse atendimento deve ocorrer prioritariamente na própria escola, mas pode acontecer fora, em outra escola, por exemplo, em um centro de atendimento educacional especializado (CAEE) ou em hospital durante a internação de um aluno.
O horário previsto para o atendimento educacional especializado também possui uma peculiaridade que precisa de atenção. A regra diz que o horário deve ser contrário ao das aulas, mas a regra pode ser quebrada desde que o estudante seja beneficiado. Em casos em que o estudante não pode voltar a escola, ele pode fazer no mesmo horário de aulas.
Fundeb e o AEE
Os alunos da educação especial, que têm o atendimento educacional especializado, são contabilizados duas vezes, ou seja, a escola recebe duplamente este recurso.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.