O Ministério da Educação (MEC) realizou no dia 21 de março, um webinário para detalhar a Prova Nacional Docente (PND).
O secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, ressaltou a relevância da adesão das redes de ensino à iniciativa. As adesões podem ser feitas até 17 de abril, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Grisa destacou ainda que, após a adesão, as redes terão autonomia para decidir como a PND será utilizada em seus processos seletivos, podendo ser classificatória, eliminatória ou complementar às provas tradicionais. Ele também esclareceu que a PND não é uma certificação, mas sim uma forma de facilitar o ingresso nas redes, seguindo a matriz do Enade para Licenciaturas.
Até 25 de junho, as redes deverão cadastrar seus editais no Simec, e o Inep divulgará os editais e vagas disponíveis em 30 de junho. As inscrições para os candidatos começarão em julho, e as provas, organizadas pelo Inep, serão realizadas em outubro de 2025, com os resultados sendo publicados em dezembro.
Manuel Palacios, presidente do Inep, comentou sobre a importância da PND, afirmando que este é um evento histórico, com a PND se tornando anual. Ele explicou que, neste ano, cerca de 250 mil licenciados estarão aptos a participar, representando uma grande oportunidade para os jovens que buscam ingressar na carreira docente.
Os resultados da PND terão validade de três anos. As provas abrangerão 17 licenciaturas, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento:
- Artes Visuais
- Biologia
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras (Português)
- Letras (Português e Espanhol)
- Letras (Inglês)
- Matemática
- Pedagogia
- Química
A previsão é que as provas sejam aplicadas em cerca de 700 municípios em todo o Brasil.
Saiba mais sobre a PND aqui
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para o concurso Nacional Unificado Professores com o melhor time de professores do Brasil.