O Ministério da Educação (MEC) anunciou o lançamento da Prova Nacional Docente (PND), que ocorrerá em outubro. A PND tem como objetivo melhorar a formação dos professores, incentivar a realização de concursos públicos e contribuir para a ampliação do número de docentes nas redes de ensino públicas. Esta ação faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que visa promover a valorização e qualificação do magistério na educação básica.
Para facilitar a implementação, o MEC disponibilizou um guia prático com orientações para as redes de ensino sobre como incorporar a PND em processos seletivos e concursos. O documento oferece exemplos de como a prova pode ser utilizada, seja como etapa única ou como uma fase complementar em concursos públicos ou processos seletivos simplificados.
As redes estaduais e municipais de ensino terão até 17 de abril para formalizar a adesão à PND, que pode ser feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Essa adesão é voluntária, e o MEC preparou materiais explicativos, incluindo um tutorial detalhado, para orientar as secretarias de Educação no processo.
Após a adesão, as redes deverão divulgar seus editais, indicando o uso da nota da PND, até junho. As inscrições para o exame serão abertas pelo Inep, que aplicará a prova em outubro deste ano.
Saiba mais sobre a Prova Nacional Docente AQUI
Prepare-se com Os Pedagógicos
Prepare-se para o concurso Nacional Unificado Professores com o melhor time de professores do Brasil.