Se preparar para concurso é uma tarefa que requer muito dos candidatos, afinal é o momento em que todos os nervos estão a flor da pele e as expectativas estão altas. Fato é que muitos candidatos não conseguem conciliar a saúde mental e estudar para concurso e isso é um problema que tem solução.
É importante frisar que o momento exige tanto dos candidatos que, muitos não conseguem lidar com a ansiedade e acabam não rendendo tanto quanto gostariam. O desempenho cai e leva muitos estudantes ao desgaste emocional, mental e até físico.
Mas nem tudo está perdido. O professor William Dornela conversou com o psicoterapeuta André Biage. De acordo com o pscicoterapeuta, não adianta saber o conteúdo é preciso ter inteligência emocional para se entender enquanto indivíduo e ter um melhor desempenho durante o processo de estudo até alcançar o cargo desejado.
“Quando você não dá a devida atenção à essas áreas, uma hora a vida cobra. Nosso campo mental nos dá vários avisos de que é preciso dar uma parada e se você não entende esses avisos ou não dá o devido crédito, seu corpo fará por você sem aviso te obrigando a fazer uma pausa e pode ser muito pior.”
Um desses sinais mencionados é algo muito comum: irritabilidade. É comum nos depararmos com pessoas que estão no limite e têm reações bastante abruptas de humor, o que quer dizer que o individuo não consegue mais lidar com situações do dia a dia de maneira saudável e começa a ter ações que refletem no seu corpo.
Ainda de acordo com o psicoterapeuta, uma parada obrigatória pode ser muito pior no sentido de que você terá mais dificuldade para retornar à sua rotina de estudos e retomar o ritimo que possuía antes.
Por isso, é importante que seu processo de estudo esteja associado a uma rotina de exercícios físicos, pausas para tomar um ar e lazer, por exemplo para manter a saúde do corpo e da mente em dia.
Saúde mental e estudar para concurso: Como ter consciência e inteligência emocional durante o processo seletivo
Essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos candidatos, que muitas vezes não têm consciência de como estão agindo, qual a origem de comportamentos exercidos e de quando precisam de ajuda profissional enquanto tentam manter a saúde mental e estudar para concurso.
É preciso estar atento, para não atribuir a outros fatores e indivíduos a real causa do problema.
Para evitar que isso aconteça, você consiga trabalhar o real problema e evitar um transtorno maior durante sua preparação, o Biage explica que a consciência vem do autoconhecimento que cada um precisa ter de si mesmo.
Há alguns testes e exercícios que podem te ajudar a definir seu grau de autoconhecimento. Se quiser saber mais, basta assistir a live gratuita sobre o tema com o professor William Dornela e o psicoterapeuta André Biage.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live todos os dias!