No artigo anterior falamos sobre o que são tendências pedagógicas. Agora preparamos uma linha do tempo para que você possa entender como e quando as tendências surgiram.
Se você ainda não leu o artigo O que são tendências pedagógicas, confira.
Na nossa linha do tempo, que é um estudo histórico dos movimentos, vamos viajar no tempo entendendo os movimentos que constituem a história, que não é cíclica na maioria das vezes.
É importante ter em mente que não há como determinar o fim de um movimento, pois ainda há resquícios de inúmeros movimentos presentes em nosso dia a dia.
Afinal, a educação muda conforme as gerações e é por isso que a sua educação é diferente da que seus pais receberam, pois cada momento educacional é influenciado pela política, história, cultura, vida em sociedade e economia.
Percurso histórico das Tendências pedagógicas no Brasil em linha do tempo
Vamos traçar uma linha temporal da educação no Brasil, tenha em mente que em outros países a linha será diferente.
- 1500
- Descobrimento/Achamento do Brasil pelos portugueses;
- 1549
- Chegada da primeira congregação Jesuíta ao Brasil com as primeiras instruções de educação formal, que foi o meio encontrado para lidar com os povos indígenas que resistiam à colonização. Então impuseram a religião, formas de vestir, língua e cultura, que é conhecida como formação clássico humanística, existente até os dias de hoje.
- 1759
- Marquês de Pombal chega ao Brasil e expulsa os jesuítas. Com a saída destes, instaurou-se as aulas régias. Essas aulas eram ministradas pelos discípulos dos jesuítas, mas com uma diferença: surge a ideia da escola laica ou leiga.
- Séc XX
- Surgimento da escola nova e a tendência tradicional, utilizada desde a chegada dos jesuítas, dá lugar à tendência progressivista em meados das décadas de 20/30 quando há uma necessidade latente de desenvolvimento. Jonh Dewey revoluciona a educação nos EUA e a burguesia brasileira resolve aderir ao movimento do método ativo e da preparação para a vida através de Anísio Teixeira.
- Século XX – Década de 60
- Carl Rogers insere a psicologia nos EUA revoluciona mais uma vez a educação com a teoria humanista, que aborda os aspectos psicológicos que seriam os mais importantes dentro do âmbito educacional no sentido de que “uma boa educação é uma boa terapia”. Aqui é importante frisar que o professor não direciona mais o processo pedagógico e o aluno se torna o centro do processo pedagógico. Aqui o modelo é o não-diretivo.
- 1964 – Golpe Militar
- O golpe militar foi o responsável pelo início do tecnicismo no Brasil, o que para muitos pensadores foi um retrocesso, já que o objetivo desse modelo não era formar pensadores, mas sim mão de obra e a garantia da ordem social nos moldes militares, tendo como base os ensinamentos de Skinner, nos EUA.
E essa é a história da educação brasileira desde o início com os jesuítas até os dias atuais.
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