As tendências pedagógicas liberais são o assunto desse artigo, que faz parte de uma série de artigos sobre as tendências pedagógicas preparados para que você esteja por dentro do assunto.
Nós já falamos sobre o que são tendências pedagógicas e fizemos uma linha do tempo das tendências. Você pode conferir sempre que quiser, aqui no nosso blog.
É importante ter em mente que, dentro de cada tendência pedagógica a escola atua de forma diferenciada, ou seja, para cada uma há uma proposta pedagógica e uma organização própria.
Esse é mais um tema complexo que você precisa entender e dominar para conseguir resolver as questões da sua prova e não ser pego desprevenido por peguinhas, então fique atento.
Nós falamos um pouco sobre as tendências pedagógicas liberais no artigo o que são tendências e vamos nos aprofundar um pouco mais agora abordando temas como a organização do trabalho pedagógico, métodos, conteúdo e o papel docente, por exemplo.
Aspectos das tendências liberais e não-críticas
As tendências liberais são aquelas que não vão questionar a sociedade vigente na lógica de sociedade capitalista.
Daí vem a nomenclatura liberal, que é resultado da figura de um laço entre a sociedade capitalista e o movimento neoliberal econômico, na visão de Libâneo.
Já Saviani, considera as tendências liberais como tendências não-críticas, pois como mencionamos, elas não possuem papel crítico, apenas ratificam o que a sociedade vigente impõe.
Tendências liberais e não-críticas tradicionais.
Essa é uma das mais marcantes e cobradas em prova, então fique atento ao que preparamos:
- O papel da escola nas tendências tradicionais está voltado à formação moral e intelectual além de estar interessada também em uma formação clássica humanística;
- Os conteúdos eram dogmáticos no sentido de que o professor era portador das verdades absolutas e inquestionáveis;
- O método utilizado era expositivo, oral e diretivo;
- O papel do professor aqui é vertical e o professor está sempre acima do aluno, sendo sempre o detentor e transmissor do conhecimento;
- As manifestações são representadas pelos Jesuítas, que foram os responsáveis por implantar essa tendência quando chegaram ao Brasil.
Características da tendência progressivista
O termo progressivista traduz a ideia de progresso e pode ser cobrada em prova como progressiva. Isso acontece por causa do livro que dá origem ao termo escrito por John Dewey Progressive Education. O livro foi traduzido por Anísio Teixeira e ficou conhecido como Educação Progressiva e com o tempo ganhou a terminologia progressivista.
É importante ter em mente que essa tendência aponta o progresso da sociedade capitalista e foi originalmente formada por pessoas de classe alta e de influência e de intelectuais que tinham o objetivo de desenvolver o país.
- O papel da escola nessa tendência está focada na preparação para a vida e adequação das necessidades individuais aos papeis propostos;
- Os conteúdos são retirados da vida prática dos educandos (experiências vividas pelos alunos);
- Os métodos são ativos e parte do princípio de que o aluno aprende fazendo e utilizam experiências, desafios e problemas para embasar a aprendizagem;
- O professor possui papel de orientador da aprendizagem, já que o aluno assume um papel mais ativo se manifestando durante sua aprendizagem;
- Há cinco nomes que manifestam essa tendência dentro de suas formas de pensamento: Dewey, Decrolly, Anísio Teixeira, Piaget e Montessouri.
Características da tendência não-diretiva
O papel da escola nessa tendência está focada no indivíduo. Prioriza o desenvolvimento de atitudes e a autorrealização do educando em uma formação mais humana;
Os conteúdos são pautados em valores e na busca pessoal por conhecimentos;
O método se pauta na individualidade do ser e não é pré-definido sendo sempre pessoal, original e autêntico visando a facilitação da aprendizagem;
O papel do professor está ligado em ser o facilitador da aprendizagem e em ser o especialista em relações humanas já que o aluno é o centro dos processos;
A manifestação dessa tendência é representada por Carl Rogers.
Características da tendência tecnicista
Essa tendência possui características em comum com a tendência tradicional, especialmente por sua rigidez e por estar ligada à especialização e formação de mão de obra.
- O papel da escola é caracterizado pela formação de mão de obra, modelagem de comportamentos e garantia da ordem social;
- Os conteúdos estão diretamente ligados à uma sequência lógica e psicológica tendo como base um manual de aprendizagem;
- O método é baseado em técnicas de ensino e na instrução programada;
- O papel do professor aqui, é visto como modelador de comportamentos visando a produção de mão de obra;
- Os principais representantes dessa tendência foram Skinner, Bloom e Gagner.
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