NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

Tendências Pedagógicas Liberais

As tendências pedagógicas liberais são o assunto desse artigo, que faz parte de uma série de artigos sobre as tendências pedagógicas preparados para que você esteja por dentro do assunto.

Nós já falamos sobre o que são tendências pedagógicas e fizemos uma linha do tempo das tendências. Você pode conferir sempre que quiser, aqui no nosso blog.

É importante ter em mente que, dentro de cada tendência pedagógica a escola atua de forma diferenciada, ou seja, para cada uma há uma proposta pedagógica e uma organização própria.

Esse é mais um tema complexo que você precisa entender e dominar para conseguir resolver as questões da sua prova e não ser pego desprevenido por peguinhas, então fique atento.

Nós falamos um pouco sobre as tendências pedagógicas liberais no artigo o que são tendências e vamos nos aprofundar um pouco mais agora abordando temas como a organização do trabalho pedagógico, métodos, conteúdo e o papel docente, por exemplo.

Aspectos das tendências liberais e não-críticas

As tendências liberais são aquelas que não vão questionar a sociedade vigente na lógica de sociedade capitalista.

Daí vem a nomenclatura liberal, que é resultado da figura de um laço entre a sociedade capitalista e o movimento neoliberal econômico, na visão de Libâneo.

Já Saviani, considera as tendências liberais como tendências não-críticas, pois como mencionamos, elas não possuem papel crítico, apenas ratificam o que a sociedade vigente impõe.

Tendências liberais e não-críticas tradicionais.

Essa é uma das mais marcantes e cobradas em prova, então fique atento ao que preparamos:

  • O papel da escola nas tendências tradicionais está voltado à formação moral e intelectual além de estar interessada também em uma formação clássica humanística;
  • Os conteúdos eram dogmáticos no sentido de que o professor era portador das verdades absolutas e inquestionáveis;
  • O método utilizado era expositivo, oral e diretivo;
  • O papel do professor aqui é vertical e o professor está sempre acima do aluno, sendo sempre o detentor e transmissor do conhecimento;
  • As manifestações são representadas pelos Jesuítas, que foram os responsáveis por implantar essa tendência quando chegaram ao Brasil.
Características da tendência progressivista

O termo progressivista traduz a ideia de progresso e pode ser cobrada em prova como progressiva. Isso acontece por causa do livro que dá origem ao termo escrito por John Dewey Progressive Education. O livro foi traduzido por Anísio Teixeira e ficou conhecido como Educação Progressiva e com o tempo ganhou a terminologia progressivista.

É importante ter em mente que essa tendência aponta o progresso da sociedade capitalista e foi originalmente formada por pessoas de classe alta e de influência e de intelectuais que tinham o objetivo de desenvolver o país.

  • O papel da escola nessa tendência está focada na preparação para a vida e adequação das necessidades individuais aos papeis propostos;
  • Os conteúdos são retirados da vida prática dos educandos (experiências vividas pelos alunos);
  • Os métodos são ativos e parte do princípio de que o aluno aprende fazendo e utilizam experiências, desafios e problemas para embasar a aprendizagem;
  • O professor possui papel de orientador da aprendizagem, já que o aluno assume um papel mais ativo se manifestando durante sua aprendizagem;
  • Há cinco nomes que manifestam essa tendência dentro de suas formas de pensamento: Dewey, Decrolly, Anísio Teixeira, Piaget e Montessouri.
Características da tendência não-diretiva

O papel da escola nessa tendência está focada no indivíduo. Prioriza o desenvolvimento de atitudes e a autorrealização do educando em uma formação mais humana;

Os conteúdos são pautados em valores e na busca pessoal por conhecimentos;

O método se pauta na individualidade do ser e não é pré-definido sendo sempre pessoal, original e autêntico visando a facilitação da aprendizagem;

O papel do professor está ligado em ser o facilitador da aprendizagem e em ser o especialista em relações humanas já que o aluno é o centro dos processos;

A manifestação dessa tendência é representada por Carl Rogers.

Características da tendência tecnicista

Essa tendência possui características em comum com a tendência tradicional, especialmente por sua rigidez e por estar ligada à especialização e formação de mão de obra.

  • O papel da escola é caracterizado pela formação de mão de obra, modelagem de comportamentos e garantia da ordem social;
  • Os conteúdos estão diretamente ligados à uma sequência lógica e psicológica tendo como base um manual de aprendizagem;
  • O método é baseado em técnicas de ensino e na instrução programada;
  • O papel do professor aqui, é visto como modelador de comportamentos visando a produção de mão de obra;
  • Os principais representantes dessa tendência foram Skinner, Bloom e Gagner.

Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.

Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.

Recentes

  • All Post
  • À frente da Banca
  • Abordagens Didático-pedagógicas
  • Alfabetização e letramento
  • Artigos
  • Atualidades
  • Autores da Educação e Tendências Pedagógicas
  • Avaliação Educacional
  • Bases Psicológicas
  • BNCC
  • Concursos
  • Conhecimentos
  • Conteúdo Educação
  • Currículo em movimento
  • Dicas d'Os Pedagógicos
  • Educação Física
  • Estudo SEDF
  • Gramática
  • Interpretação de texto
  • LBI (Lei Brasileira de Inclusão)
  • LDB
  • LDB (Lei de Diretrizes e Bases) Atualizada - passo a passo
  • Legislação Educacional
  • Materiais
  • Mentoria
  • Notícia concurso
  • Notícias
  • Notícias de concursos para professor
  • PNE
  • Português
  • Pós Graduação
  • PPP
  • Redação
  • Semana da Mulher
  • Técnicas de estudo
  • Últimas notícias
  • Uncategorized
    •   Back
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    •   Back
    • Semed Manaus
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Norte
    • Centro-Oeste
    • Rio Grande do Norte
    • Paraíba
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Maranhão
    • Pernambuco
    • Piauí
    • Sergipe
    • Concurso SEE PB
    • SEC BA
    • SEE PE
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    • Acre
    • Amapá
    • Amazonas
    • Pará
    • Rondônia
    • Roraima
    • Tocantins
    • Seduc PA
    • concurso seduc to
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • concurso seduc to
    •   Back
    • Concurso SEE PB
    •   Back
    • cronograma de estudos
    •   Back
    • Goiás
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Distrito Federal
    • Seduc GO
    • SEDUC MT
    • Concurso SEDF
    •   Back
    • Espírito Santo
    • Minas Gerais
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Sedu ES
    • SEE MG
    •   Back
    • Paraná
    • Santa Catarina
    • Rio Grande do Sul
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEC BA
    •   Back
    • Sedu ES
    •   Back
    • Seduc GO
    •   Back
    • SEDUC MT
    •   Back
    • Seduc PA
    •   Back
    • Seduc RS
    •   Back
    • SEE MG
    •   Back
    • SEE PE

Fique por dentro das nossas aulas gratuitas