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Tendências Pedagógicas Progressistas

Conseguir identificar as tendências pedagógicas progressistas é crucial para quem pretende passar em concurso para carreira de magistério e até para quem ainda está na faculdade.

Nós já falamos sobre o que são tendências pedagógicas, fizemos uma linha do tempo para que você entenda como e quando as tendências foram criadas e sobre as tendências liberais.

Ao falarmos sobre as tendências progressistas ou progressivistas, você precisa ter em mente que as progressistas se divide em libertadora, libertária e crítico social dos conteúdos. Vamos falar sobre as características e peculiaridades de cada uma das divisões para te ajudar em sua preparação.

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Percurso histórico das tendências pedagógicas progressistas

É importante ter em mente que as tendências pedagógicas progressistas são críticas por serem embasadas no marxismo e se iniciam na primeira metade do século XX.

Tendência progressista libertadora

A ideia de libertadora, que possui ideia de libertação, vem de um contexto em que a educação não legitimava os indivíduos a ser livre, que era um dos principais objetivos da tendência.

Paulo Freire foi um importante nome para essa tendência, mesmo não sendo pedagogo de formação, pois estava interessado e atento às mudanças que ocorriam em sua região: mais de 50% da população nordestina não era alfabetizada.

Ele passa a integrar um grupo formado por pessoas que tinham o interesse em alfabetizar as pessoas daquela região que não possuíam poder aquisitivo que lhes desse acesso à educação. Ele chegou a algumas conclusões que definem a tendência progressista libertadora:

  • Função política da educação;
  • Experiências de vida do educando;
  • Educação horizontal (relação professor-aluno).

É importante frisar que Paulo Freire foi influenciado pela igreja católica e pela teologia da libertação, que estava em voga na época.

Tendência progressista libertária

Muitas pessoas confundem essa tendência com a que mencionamos anteriormente, por isso é preciso estar atento às suas peculiaridades.

C. Freinet e Miguel Arroyo foram importantes nomes dessa tendência que possui as seguintes características:

  • Educação não-diretiva (aqui, não diretiva tem significado político, ou seja, está diretamente pautada na ideia de um desenvolvimento libertário em que o professor não direciona as atividades, mas se posiciona como catalisador da aprendizagem);
  • Auto gestionário – é a ideia de autogoverno, ou seja, cada indivíduo é responsável por suas ações individual ou coletivamente;

Nesse momento histórico, Paulo Freire é exilado do país, durante o golpe militar e deixa uma lacuna no desenvolvimento da educação no campo, que é quando surge a construção de educação libertária e nos movimentos sociais com outros modelos de educação, que são considerados como educação não formal, pois não ocorriam dentro da escola.

Tendência crítico social dos conteúdos

Para entender essa tendência, é preciso que você tenha em mente que os dois modelos de educação que mencionamos, foram formados por iniciativas individuais e coletivas fora do ambiente escolar.

Libâneo então, passa a defender a necessidade de uma educação crítica do lado de dentro da escola. Ele propõe essa concepção pedagógica a partir de aspectos que estão presentes no nome da tendência e nas seguintes características:

  • O papel da escola é realizar a difusão dos conteúdos;
  • Necessidade de os conteúdos sejam difundidos pela escola e se vinculem à prática social dos educandos;
  • Estímulo do pensamento crítico por parte dos educandos, para que estes alcancem a emancipação do pensamento.

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