A Secretaria de Estado de Políticas para Criança, Adolescente e Juventude deve divulgar a abertura de novo edital de concurso público este ano. Acontece que a realização do concurso da Secretaria da Criança está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 para o provimento de nada menos que 2.071 vagas, sendo 1.671 de ensino superior e 400 de ensino médio. Os aprovados serão lotados no Distrito Federal.
Do quantitativo de 1,6 mil vagas para nível superior, 1.351 são destinadas ao cargo de atendente de reintegração socioeducativa e 320 para especialista socioeducativo. Já as vagas para nível médio, todas são destinadas ao cargo de técnico socioeducativo.
Sobre os cargos do concurso
O Técnico Socioeducativo deverá executar atividades de natureza executivo operacional relacionadas à gestão governamental de políticas públicas no órgão distrital responsável pela execução das medidas socioeducativas, no âmbito do (SINASE), bem como executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.
Já o Especialista Socioeducativo, tem a missão de formular, planejar, coordenar, supervisionar, e avaliar atividades relacionadas à gestão governamental de políticas públicas na execução das medidas socioeducativas, no âmbito do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Executar outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade determinadas em legislação específica, observadas as peculiaridades da especialidade do cargo.
Por fim, o cargo de Atendente deverá executar atividades relacionadas a guarda, vigilância, acompanhamento e segurança dos adolescentes sem cumprimento de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), sob regime de privação de liberdade ou restrição de privação de liberdade ou restrição de direitos.
Os salários atuais dos cargos ainda não foram informados.
Último concurso da Secretaria da Criança do DF
O último concurso da Secretaria da Criança do DF foi divulgado em 2015, quando contou com 1.088 vagas, sendo 200 efetivas e 888 em cadastro reserva, para contratação conforme necessidade. Na época, a Fundação Universa organizou o certame, que contou com salários iniciais de até R$ 5.242,06.
O edital foi divulgado para os cargos de Técnico (áreas de Administração e Contabilidade), Atendente (qualquer área) e Especialista (nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito, Estatística, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Educação Física, Artes Cênicas, Artes Musicais e Artes Plásticas).
O certame contou com prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.As provas e etapas referentes ao concurso público foram aplicadas em Brasília/DF.
Informações do concurso
- Concurso: Secretaria de Estado de Políticas para Criança, Adolescente e Juventude do Distrito Federal
- Banca organizadora: a definir
- Escolaridade: médio e superior
- Número de vagas: 2.071 vagas
- Remuneração: a definir
- Inscrições: a definir
- Taxa de Inscrição: a definir
- Provas: a definir
- Situação: SOLICITADO
- Link do último edital
Se você ainda não está estudando, ainda há tempo para se preparar e garantir sua vaga! Se quiser dominar o conteúdo de ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais, clique aqui e faça sua inscrição. Confira também nossa série LDB passo a passo.
Nos acompanhe nas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira e deixe seu comentário abaixo.