Você sabe qual a diferença entre alfabetização e letramento? Muitos alunos acreditam que precisam estudar os conteúdos de forma separada, mas na verdade, os assuntos precisam ser tratados de forma conjunta.
É importante ter em mente que, letramento é uma palavra considerada relativamente nova. O termo surgiu na década de 30 a fim de que fosse trabalhada a ampla alfabetização da criança.
Há duas palavras chave que precisam ser observadas sobre alfabetização da criança: Codificação e Decodificação dos signos linguísticos. Esses dois termos costumam cair bastante em provas por trabalharem a significação das letras no alfabeto, na formação de palavras e em textos.
Nesse sentido, o letramento faz uma leitura de mundo para dar sentido e significado à criança durante sua alfabetização. Ou seja, trazer sua vivência, o seu universo para dentro do processo de alfabetização.
Resumindo, nossos documentos normativos estabelecem que não se deve separar alfabetização de letramento. Para que você possa compreender melhor:
- Letramento: refere-se ao sentido e significado que é estabelecido pelo que faz parte do universo da criança;
- Alfabetização: codificação e decodificação do alfabeto e números, por exemplo.
Considerações gerais da Alfabetização e Letramento
Emenda 59
Esse é um importante marco na legislação, pois a emenda 59 da Constituição Federal trouxe a ampliação da educação básica. A partir dessa emenda, o ensino passou a ser obrigatório desde os quatro anos de idade.
Entretanto, é importante frisar que, durante a educação infantil, não se deve alfabetizar os alunos, mas sim, praticar os letramentos. Pois a criança que consegue entender o sentido da linguagem, da língua e do texto, irá ser alfabetizada com mais facilidade no processo de codificação e decodificação.
Sendo assim, ao ampliar o tempo da faixa que será obrigatória e gratuita da educação básica, a emenda ampliou também a alfabetização e permitiu novos significados. O ensino fundamental, por exemplo, passa a ter nove anos a partir da vigência do documento.
PNE: Alfabetização e Letramento
É importante ressaltar que, há uma meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação para a alfabetização. O PNE traz especificações desde a formação do docente, com a implantação de políticas públicas voltadas para a alfabetização.
A meta 5 do PNE, afirma que todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental, ou seja até aos 8 anos de idade, devem ser alfabetizadas. Essa meta, também está presente no agora extinto PNAIC, a fim de que o processo de educação integral de alfabetização ocorra de forma eficaz.
Base Nacional Comum Curricular
De acordo com a BNCC, a alfabetização deve acontecer até o final do 2º ano, ou, aos 7 anos de idade.
Atenção: as DCN’s e demais documentos não falam sobre 2º ano, porém com a implantação da BNCC, aprovada em 2017 e em vigor a partir de 2018, todos os currículos da Secretaria de Educação e dos municípios tiveram que ser revistos.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.