Quando nos programamos para estudar para concursos voltados para educação física, é preciso estar atento aos conteúdos específicos. Por isso, vamos abordar as tendências da educação física.
Como por exemplo, a história da educação física mundial e no Brasil, tendências, abordagens de educação física, aspectos curriculares, didáticos, pedagógicos e avaliação. Este é um percurso interessante para quem quer ser estudado por quem quer atuar na função de professor efetivo na área.
Já sabemos que a atividade física remonta os primórdios do homem na terra com atividades voltadas à sobrevivência, caça, cultos ritualísticos com danças, cada povo com suas atividades de práticas corporais com objetivos diferentes.
Por exemplo, os gregos trouxeram a ideia de equilíbrio entre corpo e mente e os renascentistas a ideia de culto ao corpo, ao belo estético.
Entretanto, há uma mudança considerável no período industrial, pois passa a existir a necessidade de produção e mão de obra, assim, surgem operários e trabalhadores com doenças e lesões causadas pelo movimento repetitivo. Aqui nasce uma educação física que tem o objetivo de promover hábitos saudáveis, higiênicos e que prepare os operários para produção.
Nesse sentido, o movimento ginástico europeu começa a ter forma e se materializa. Esse período, também é conhecido como higienista, pois a partir de 1920 iniciou-se um discurso médico-higienista, voltado para hábitos saudáveis.
É importante salientar que esses movimentos foram iniciados por quatro grandes escolas europeias. São elas:
- Alemã;
- Francesa;
- Inglesa; e
- Sueca
No final do século XIX, essas quatro potências estavam interessadas em difundir e sistematizar a prática de atividade física com o objetivo de preparar corpos saudáveis e fortes para suprir a mão de obra na industrialização.
Além disso, a difusão da prática também possui discurso positivista e militarista. É importante lembrar que, nesse contexto há um afastamento da finalidade educativa e é eminentemente prática, ou seja, estava focada no fazer e não no evoluir.
Tendências da Educação Física no Brasil
No Brasil, a inclusão oficial da educação física no nível escolar ocorreu em 1851, com a Reforma de Couto Ferraz, tornando-se disciplina obrigatória em 1854.Em 1882, a Reforma de Rui Barbosa modificou muitas premissas na oferta da disciplina e, por isso, Rui Barbosa tornou-se o patrono da educação física no Brasil.
Porém a oferta do ensino era majoritariamente feita nas capitais. Somente a partir de 1920, as reformas educacionais, feitas pelos Estados, aderiram ao que fora proposto em 1882.
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