O que é o bia? e como funciona?
Organizada por ciclos como estratégia pedagógica o Bloco Inicial de Alfabetização promoveu mudanças nas concepções, nas práticas, na compreensão e na percepção de que a sua construção deve ser permeada pela avaliação de todos os sujeitos envolvidos, assumindo assim, o caráter de processualidade.
Aprender a ler e escrever, sem reprovação, em três anos contínuos. Essa é a proposta do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). O projeto, aplicado nas escolas do Distrito Federal, inclui esses alunos mais cedo no Ensino Fundamental e assim cumpre a lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Em 2010 as regras passaram a valer para todas as escolas públicas.
Alguns objetivos do BIA, procura promover perspectivas e oportunidades educacionais, dentre elas:
– Valorizar as aprendizagens dos estudantes e seu percurso formativo;
– Aprimorar os processos de ensinar, aprender e avaliar e superar o ensino fragmentado criando experiencia educativas que possibilitem a aprendizagem, a inclusão e o compromisso com a mudança de relações assimétricas de poder;
– Melhorar as condições pedagógicas por meio da reorganização do tempo/espaço do e no cotidiano escolar;
– Corrigir o fluxo escolar com qualidade;
– Tornar mais efetiva, ética e saudável a relação professor – estudante;
– Qualificar a avaliação, incluindo o processo contínuo de recuperação das aprendizagens.
Os ciclos para aprendizagem representam outra forma de organização dos tempos e dos espaços escolares, pois consideram a lógica do processo, a utilização de uma pedagogia diferenciada, o trabalho coletivo e a avaliação formativa, visando promover a progressão dos estudantes sem prejuízo de qualidade. Essa política educacional busca ressignificar a Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada permanente e o conselho de classe como instância de convergência de todas as avaliações praticadas na escola.