NOTÍCIAS PARA CONCURSOS

<strong>Bloco Inicial de Alfabetização </strong><strong></strong>

O que é o bia? e como funciona?

Organizada por ciclos como estratégia pedagógica o Bloco Inicial de Alfabetização promoveu mudanças nas concepções, nas práticas, na compreensão e na percepção de que a sua construção deve ser permeada pela avaliação de todos os sujeitos envolvidos, assumindo assim, o caráter de processualidade.

Aprender a ler e escrever, sem reprovação, em três anos contínuos. Essa é a proposta do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA). O projeto, aplicado nas escolas do Distrito Federal, inclui esses alunos mais cedo no Ensino Fundamental e assim cumpre a lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Em 2010 as regras passaram a valer para todas as escolas públicas.

Alguns objetivos do BIA, procura promover perspectivas e oportunidades educacionais, dentre elas:

–  Valorizar as aprendizagens dos estudantes e seu percurso formativo;

– Aprimorar os processos de ensinar, aprender e avaliar e superar o ensino fragmentado criando experiencia educativas que possibilitem a aprendizagem, a inclusão e o compromisso com a mudança de relações assimétricas de poder;

– Melhorar as condições pedagógicas por meio da reorganização do tempo/espaço do e no cotidiano escolar;

– Corrigir o fluxo escolar com qualidade;

– Tornar mais efetiva, ética e saudável a relação professor – estudante;

– Qualificar a avaliação, incluindo o processo contínuo de recuperação das aprendizagens.

         Os ciclos para aprendizagem representam outra forma de organização dos tempos e dos espaços escolares, pois consideram a lógica do processo, a utilização de uma pedagogia diferenciada, o trabalho coletivo e a avaliação formativa, visando promover a progressão dos estudantes sem prejuízo de qualidade. Essa política educacional busca ressignificar a Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada permanente e o conselho de classe como instância de convergência de todas as avaliações praticadas na escola.

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