A Tecnologia Educacional é um conceito que diz respeito à utilização de recursos tecnológicos para fins pedagógicos. Essas ferramentas têm como objetivo trazer para a educação – seja dentro ou fora de sala de aula – práticas inovadoras, que facilitam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem.
Nos últimos tempos todas as áreas da sociedade tiveram que se adaptar a uma grande evolução tecnológica. Os indivíduos começaram a compreender a mudança na comunicação, nas relações sociais e no processo de ensino aprendizagem. Fica claro que nem todos foram adeptos às mudanças Tecnológicas voltadas à educação, mas talvez a raiz dessa resistência seja apenas a desinformação sobre as diferentes possibilidades que ela oferece à educação.
Existem diversos motivos para utilizar dessa inovação na educação, como por exemplo ampliar o acesso à informação, facilitar a comunicação entre, escola, aluno e professor, melhorar o desempenho dos estudantes e assim possibilitar novas formas de interação. Recursos como videoaulas, animações e simuladores, por exemplo, trabalham conteúdos e competências de formas mais criativas e dinâmicas.
O utilizado no momento é o Google Classroom ou Google Sala de Aula, pensado especialmente para as escolas, e que faz parte de um conjunto de recursos do Google chamado Google for Education.
O google Classroom é uma sala de aula online, em que professores e alunos podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância. E o melhor? É uma ferramenta gratuita de aprendizagem integrada. O Google Classroom está disponível em 42 línguas, incluindo alemão. Nos Estados Unidos, o Google Classroom tem sido utilizado em muito grande escala durante muitos anos, enquanto que ganhou notoriedade na área linguística internacional devido ao encerramento de muitas escolas durante a pandemia da COVID-19.