Vamos falar sobre uma temática muito importante. A gestão democrática é um princípio da educação que é aplicado, obrigatoriamente, em escolas públicas.
O tema pode ser cobrado sob duas vertentes:
- Concepções, características e como ela efetivamente deve acontecer para que as escolas possam se organizar no modelo participativo;
- Como os normativos estabelecem a gestão democrática.
Gestão Democrática: características gerais
Vamos começar explicando o porquê de “democrática”. Nesse contexto, o demo faz referência a povo; nesse sentido, lembre-se de democracia, que significa devolver o poder ao povo.
Sendo assim, gestão democrática significa gerir, estar à frente, ser líder, sempre ouvindo as pessoas. Essa é a principal ideia de gestão democrática: participação coletiva.
É importante que você tenha em mente que a gestão democrática pode acontecer de duas maneiras:
- Representativa: quando o indivíduo participa de maneira indireta e é representado por algo ou alguém, como por exemplo, em uma votação você elege um indivíduo para te representar
- Participativa: o indivíduo participa de forma direta.
Outro ponto que você precisa estar atento é a respeito da relação da gestão com as escolas, ou seja, suas autonomias:
- Pedagógica;
- Administrativa;
- Gestão Financeira
Há uma outra autonomia que pode ser cobrada, mas não é regra: autonomia jurídica. Fique atento, pois essa autonomia pode ser cobrada em sua prova e ela faz parte da criação de regras e do regimento que cada unidade escolar pode fazer.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.