Este será o último artigo da nossa série de tendências pedagógicas e vamos falar sobre o que você precisa saber para gabaritar as questões que abordam o tecnicismo.
Fazendo um breve resumo até aqui, nós já falamos sobre a escola tradicional e totalmente autoritária no qual o professor era o centro do processo, passamos para a escola onde o aluno é um indivíduo ativo na construção do conhecimento e para um momento de supervalorização dos relacionamentos.
Tendência Pedagógica: o Tecnicismo
Essa corrente marcou muito a história da educação em nosso país, prova disso é que ainda temos influência dessa concepção. Fique atento, pois é a segunda mais cobrada em prova.
Surgiu durante o período da ditadura militar, então não há indivíduos pensantes ou que queiram transformar a sociedade, mas sim, focados na manutenção da ordem social.
Nesta corrente, o papel da escola é modelar o comportamento humano, ou seja, moldar o indivíduo conforme o modelo de sociedade vigente e formar mão de obra.
Os conteúdos seguirão uma sequência lógica e psicológica das informações, baseando-se na ideia de métodos que funcionam como procedimentos e técnicas, como por exemplo, a ideia do estímulo resposta.
A relação professor-aluno segue a linha de que o professor é modelador da aprendizagem e, do comportamento humano.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.