Dando sequência à nossa série de artigos, vamos falar um pouco sobre a tendência liberal não-diretiva, suas características, peculiaridades e o que você deve ter em mente para não errar questões em prova.
É importante que você leia os artigos anteriores da série para que o conteúdo exposto aqui não fique fora de contexto e você possa entender o assunto por completo.
Tendência Liberal Não-Diretiva
Esta concepção, possui a premissa de que o professor não direciona o processo, ou seja, a partir deste movimento o educando é o centro do processo.
Sendo assim, o papel da escola irá pautar na formação de atitudes do educando. Isto é, mudar a atitude do indivíduo frente à avaliação, tendo sua ênfase nos aspectos psicológicos.
A relação professor-aluno também sofre mudanças, em relação às concepções anteriores, já que o foco desta corrente é o aluno como centro do processo e o professor está ligado à ideia de relações humanas.
Os conteúdos estarão voltados para a busca pessoal pelo conhecimento e os métodos estarão focados na facilitação da aprendizagem e nascem do conhecimento do aluno no sentido de incentivar o aluno a aprendizagem que acontecerá por si só, por isso o nome não diretivo.
Dessa forma, o relacionamento entre as duas figuras citadas precisa ser amistoso, facilitador de aprendizagens e de respeito. É importante ressaltar que essa concepção quase não foi posta em prática no Brasil, pois foi silenciada no período da ditadura militar.
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