No artigo anterior, fizemos um apanhado geral sobre as tendências liberais. Faremos agora, o mesmo com a tendência liberal progressivista, pois cada uma delas possui características próprias e muito importantes.
Tenha em mente que as tendências progressistas buscam a transformação social que contraria a ideia de manutenção de status quo, que abordamos na concepção anterior.
Recomendamos que leia os dois primeiros artigos dessa série, pois os assuntos estão em sequência e é muito importante que você os compreenda como um todo.
Tendência Liberal Progressivista: características
O papel da escola aqui está diretamente ligado na adequação das necessidades individuais do aluno ao meio, isto é, em discutir a relação entre os indivíduos e a natureza.
Segundo essa concepção, relação professor e aluno parte do princípio de que o professor auxilia o desenvolvimento da criança livre, ou seja, é horizontal e ambos têm a mesma perspectiva.
A metodologia adotada, baseia-se na motivação e estimulação do educando através de diálogo e em grupos de discussão, na qual o educando se forma e se constitui de maneira coletiva.
A ideia de conteúdo baseia-se em resolução de problemas, que por sua vez, emerge da experiência do aluno. Sendo assim, a aprendizagem está diretamente ligada às experiências, pesquisas e métodos de solução de problemas.
Tenha em mente que a tendência liberal progressista não é liberal no sentido de questionar a transformação social e o modelo econômico presente. Entretanto, o aluno não é mais o agente passivo da equação e passa a ser ouvido.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.