Vamos falar sobre o que você precisa saber para gabaritar a parte de andragogia na sua prova de concurso. Muitos alunos ainda não estão familiarizados com o tema e por isso têm muitas dúvidas.
Sendo assim, vamos esclarecer algumas dúvidas para que você não seja pego desprevenido e consiga resolver questões sobre o tema.
Andragogia: características gerais
Boa parte dos alunos trata o assunto como sinônimo de Educação de Jovens e Adultos e esse é um erro que você não pode cometer mais, pois os assuntos possuem conceitos distintos.
A EJA é uma modalidade da educação básica e a andragogia é considerada uma teoria ou método utilizado para educação de adultos. Então fique esperto.
É preciso que você entenda também, que entre os elementos que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco na motivação, em substituição à ênfase no conteúdo.
Ou seja, é essencial lembrar que a ênfase não pode estar no conteúdo, mas sim na transformação de vida e no desenvolvimento do educando buscando uma aplicação imediata.
Outro ponto que você precisa ter em mente é que as estratégias didáticas da EJA devem considerar a andragogia, priorizando o trabalho dos saberes que tenham a ver com o interesse do aluno, tendo como base o currículo contextualizado e integrado que faça sentido para o indivíduo.
Sendo assim, quando se ensina a adultos, sugere-se que a aprendizagem seja autodirigida, ou seja, é o adulto que tem a direção desse processo.