Nesse artigo, queremos sintetizar as principais caraterísticas com relação à gestão democrática, para que você possa fixar melhor. A melhor definição para a gestão é a de que ela é a efetiva participação dos envolvidos na educação.
É importante ter em mente que, a gestão democrática acontece no dia a dia, na própria democratização das relações pedagógicas e de trabalho que acontecem na escola.
Lembre-se de que a gestão democrática não se resume apenas a uma votação/eleição, afinal, não há essa especificação em nenhum dos documentos que constituem a norma. Ela também deve ser cumprida, obrigatoriamente, pelas instituições de ensino públicas.
Nesse sentido, é necessário frisar que a gestão democrática delega aos Estados, Distrito Federal e Municípios, a responsabilidade de elaboração da gestão democrática que melhor se adequa à realidade do ensino ofertado.
Isso significa que, cada sistema de ensino pode ter normas que vão complementar o normativo da gestão democrática, como, exemplo Lei nº 4751/12, a Lei de Gestão Democrática do DF, que detalhe como tal ação deve acontecer por meio dos órgãos colegiados.
Então fique atento e observe o edital do certame que você pretende fazer para se certificar de que o assunto será cobrado e como será cobrado. Pois em inúmeras vezes, a prova cobra apenas a teoria e concepção – quando se usa o termo gestão democrática.
Mas se o edital explicitar a legislação do seu sistema de ensino, será preciso estudá-la. No Distrito Federal, por exemplo, apenas uma vez a Lei de Gestão Democrática foi cobrada em prova