Carl Ransom Rogers nasceu em Oak Park, Illinois, no dia 8 de janeiro de 1902 e faleceu em La Jolla, Califórnia, no dia 4 de fevereiro de 1987. Psicólogo influenciado por John Dewey, desenvolveu a teoria humanista da psicologia e desenvolveu a Abordagem Centrada na Pessoa.
Essa teoria tem como como característica um extenso repertório de expressões próprias – surgiu como uma terceira via entre os dois campos predominantes da psicologia em meados do século 20.
De um lado havia a psicanálise, criada por Sigmund Freud (1856-1939), com sua prática balizada pela ortodoxia, e, de outro, o behaviorismo, que na época tinha B. F. Skinner (1904-1990) como expoente e se caracteriza pela submissão à biologia.
A corrente de Rogers ficou conhecida como humanista porque, em acentuado contraste com a teoria freudiana, ela se baseia numa visão otimista do homem.
Carl Rogers e a educação
No campo da Educação, Carl Rogers pouco se preocupou em definir práticas. Chegou a afirmar que os resultados do ensino ou não têm importância ou são perniciosos.
Acreditava ser impossível comunicar diretamente a outra pessoa o conhecimento que realmente importa e que ele definiu como a verdade que foi captada e assimilada pela experiência pessoal.
Rogers estava convencido de que as pessoas só aprendem aquilo de que necessitam ou o que querem aprender.
Sua atenção recaiu sobre a relação aluno-professor, que deve ser impregnada de confiança e destituída de noções de hierarquia.
Instituições como avaliação, recompensa e punição estão completamente excluídas, exceto na forma de autoavaliação.
Embora anticonvencional, a pedagogia rogeriana não significa abandonar os alunos a si mesmos, mas dar apoio para que caminhem sozinhos.
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.