Os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN’s costumam cair bastante em provas e quem estuda para concurso pode ficar perdido, afinal, os PCN’s ainda são válidos?
Essa é a resposta que vamos te dar nesse artigo e o motivo deles não serem cobrados em todas as provas, então se tiver dúvidas, fique à vontade para deixar suas dúvidas nos comentários.
Antes de começarmos, você precisa entender o que são PCN’s e para que servem. Trata-se de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.
Esse material foi elaborado a fim de servir como ponto de partida para o trabalho docente, norteando as atividades realizadas na sala de aula.
É importante deixar claro que cada instituição deve montar o seu PPP, adaptando esses conteúdos à realidade social da localidade da rede de ensino.
Esse conteúdo, apesar de não ser cobrado na SEDF, é cobrado em provas para prefeituras e podem ajudar a resolver questões de DCN’s e de BNCC, por exemplo, pois todos fazem referência ao currículo escolar.
Tenha em mente que boa parte das provas que cobram esse assunto, costuma abordar as características gerais do livro de introdução e em caso de componente específico (biologia, artes, português etc.), os artigos relacionados ao componente, então fique esperto.
É importante que você entenda que os PCN’s estão em desuso por não terem sido atualizado em conformidade com as legislações educacionais vigentes. Eles foram elaborados a partir da década de 90, mas não foram adaptados à nov realidade. Ou seja, eles pode ser utilizado, mas não é a regra como as DCN’s e a BNCC, que são obrigatórias.
Características dos PCN’s
Os PCN’s foram criados em 1997 no movimento pós LDB que tinha como finalidade aumentar a qualidade da educação no Brasil. Para te ajudar em sua preparação, separamos as principais características dos parâmetros, são eles:
Foi construído por acadêmicos e é um referencial facultativo para os sistemas de ensino e para os professores que atuam em redes de ensino distantes;
Por ser um referencial, é bastante flexível e não prega a uniformização, já que têm a finalidade de ajudar a construir um currículo crítico. Também não deve ser considerado como grade curricular;
Não será substituído pela BNCC, mas ambos os documentos devem ser complementares.
Se quer saber mais sobre os PCN’s e resolver questões, dá uma conferida nesse vídeo que fizemos sobre o tema:
Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. E não se esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais Carlinhos e William. Acompanhe nosso canal no Youtube, sempre tem novidade e live toda terça-feira.
Se quiser dominar o conteúdo de LDB, temos material focado no desenvolvimento do concursando de carreiras educacionais dos Pedagógicos, clique aqui e confira também nossa série LDB passo a passo.