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Tendências Pedagógicas #01 Educação, sociedade e um tempo histórico

Tendências pedagógicas são assuntos presentes em todas as provas para concurso da carreira educacional e, por isso, causam preocupação em muitos candidatos que não dominam o tema ou possuem dificuldade.

Com base nisso, vamos falar um pouco sobre as tendências para te ajudar a compreender o assunto e não se preocupar. Para começar, falaremos sobre o que são tendências e suas características.

O que são tendências pedagógicas?

Se você está começando a estudar agora e não sabe o que são as tendências, nós vamos explicar. As tendências pedagógicas trazem a relação que a educação tem com determinado contexto.

Você precisa ter em mente que as tendências pedagógicas vão agrupar autores e pensadores que veem a educação a partir de determinada característica dando origem a temas como a relação entre educação e sociedade, impacto do contexto econômico sobre a educação, por exemplo.

Por isso, é necessário que você relacione tendências pedagógicas com a história da educação e vários autores tratam o assunto. Os autores que mais caem em prova são Libânio e Saviane.

Características das tendências feitas por Libânio

Liberais

As tendências liberais são tendências de manutenção e estão ligadas a economia. Nessa ideia de economia, muito se chama atenção às classes sociais, isto é, manutenção do status quo.

Isso quer dizer que essa tendência tem como objetivo manter o espaço como está hoje, sem mudar. Nesse espaço, há quatro escolas ou quatro tendências:

  • Tradicional;
  • Renovada – diretiva;
  • Renovada – não diretiva;

Progressitas

Em contraposição às tendências liberais, as tendências progressistas são ligadas a ideias de equidade social, diálogo e transformação social a fim de se obter uma sociedade mais justa.

Há três escolas dessa tendência:

  • Libertadora – Paulo Freire;
  • Libertária – auto gestionária; e
  • Crítico social dos conteúdos.

Atenção: algumas vezes, a escola crítica social dos conteúdos é confundida com a pedagogia histórico crítica. A verdade é que são assuntos distintos, mas alguns examinadores acreditam que ambas possuem a mesma ideia e para fins de prova podem ser cobradas de maneira próxima.

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